24 de maio de 2022 . 12:25

AMATRA1 e TRT-1 vão debater a gestão do trabalho da pessoa com deficiência

Para ampliar os conhecimentos e contribuir com a construção de ambientes laborais inclusivos, acessíveis, fraternos e solidários, a AMATRA1 e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-1 vão promover, na quinta-feira (26), a live “Gestão do Trabalho da Pessoa com Deficiência”. O debate terá transmissão no canal do Tribunal no YouTube, a partir das 17h.

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-1, desembargadora Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, fará a abertura do encontro, e a 2ª vice-presidente da AMATRA1, juíza Mônica do Rêgo Barros Cardoso, que também integra o grupo, vai contextualizar o assunto para o público.

“A temática debatida proporciona uma reflexão sobre os direitos das pessoas com deficiência e os princípios que devem nortear a Administração Pública para uma gestão de pessoal que assegure de forma efetiva um ambiente de trabalho saudável e inclusivo para servidores, magistrados e jurisdicionados”, afirma Mônica.

De acordo com Alba Valéria, o encontro pretende mostrar que, “na administração pública e em todos os ambientes de trabalho, uma boa gestão inspirada em bons exemplos leva o trabalho da pessoa com deficiência a uma abrangência maior, com acessibilidade”.

Leia mais: TRT-1 inicia 6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
20º Conamat aprova 11 teses de associados da AMATRA1
OIT e Unicef indicam proteção social das famílias para reduzir o trabalho infantil

A subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Maria Aparecida Gugel, será uma das debatedoras, abordando o tema da gestão do trabalho da pessoa com deficiência em um ambiente de trabalho estruturado na acessibilidade e na isonomia. Os outros dois debatedores são os técnicos judiciários do TRT-1 Maria Villela de Souza Ferreira e Rafael Nobre B. de Leão, que vão falar das vivências no serviço público e indicar boas práticas para a gestão de pessoas. 

A acessibilidade e a inclusão são regulamentadas no Poder Judiciário pela Resolução nº 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata do desenvolvimento de diretrizes voltadas a pessoas com deficiência nos órgãos judiciais e de seus serviços auxiliares. O tema é caro à AMATRA1, por se tratar de direitos fundamentais dos cidadãos com algum tipo de deficiência. 

Da mesma forma, o TRT-1 atua no fomento de ações para magistrados, servidores e demais membros da sociedade, com a finalidade de capacitar e conscientizar sobre a relevância da acessibilidade e da inclusão, especialmente na Administração Pública.

Live “Gestão do Trabalho da Pessoa com Deficiência”
Data: quinta-feira, 26 de maio de 2022
Horário: 17h
Local: canal do TRT-1 no YouTube < VOLTAR