06 de dezembro de 2021 . 15:16

AMATRA1 entrega placas e certificados às escolas do Programa TJC

Fechando o ciclo da edição 2020/2021 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a AMATRA1 concedeu placas e certificados às escolas participantes, na quinta-feira (2). A coordenadora do TJC no Rio de Janeiro, Benimar Medeiros, fez a entrega nas Escolas Municipais André Gomes dos Santos e Margarida Trindade de Deus, em Araruama, na Região dos Lagos. A participação das unidades possibilitou que 240 alunos tivessem acesso aos conhecimentos de ética, cidadania e direitos fundamentais.

“Agradeço a todos da Escola Municipal André Gomes dos Santos pela calorosa recepção por ocasião da entrega da placa e do Certificado de Participação no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania”, afirmou Benimar, parabenizando a atuação dos alunos e professores da unidade de ensino.

Leia mais: Ronaldo Callado é eleito presidente da AMATRA1 para o biênio 2021/2023
Músicos da Orquestra Maré do Amanhã participam de live com magistradas
TRT-1 obriga empresa a quitar dívida após dispensa de trabalhador analfabeto

Na E.M. Margarida Trindade de Deus, a juíza aposentada destacou o esforço coletivo para superar as dificuldades trazidas pela pandemia, visando cumprir o objetivo do programa. “Com a participação da escola, o TJC também cumpriu o papel de aproximar o Judiciário dos educandos e educadores, permitindo a troca de experiências e aprendizado. Minha reiterada gratidão”, disse.

Benimar Medeiros conversou com alunos da E.M Margarida Trindade de Deus, participantes do TJC

Para o professor Marcos Mello, o programa proporcionou informações extremamente relevantes aos jovens, e o encontro para a entrega da placa e do certificado, no qual Benimar conversou com os alunos das três turmas de 9º ano que participaram do projeto, foi agradável e produtivo.

“Lindos momentos marcam nossa existência e ficam para a eternidade. Passo a passo, contribuímos para a construção de um mundo mais justo. Tentar fazer um mundo melhor é uma missão que cabe a cada um de nós. Todos aprendemos”, disse o educador da Margarida Trindade de Deus.

AMATRA1 concedeu placas pela atuação de alunos e educadores no TJC

Fases do Programa TJC

Devido à pandemia, o TJC precisou seguir novo modelo, por meio de videoconferências. Desde outubro de 2020, a iniciativa promoveu a capacitação de professores das unidades de ensino; o debate com os alunos sobre o conteúdo da Cartilha do Trabalhador nas salas de aula; as palestras com as juízas do Trabalho Áurea Sampaio, ex-presidente da AMATRA1, e Anelisa Marcos de Medeiros; e as visitas virtuais às Varas do Trabalho dos juízes Ronaldo Callado, Mônica Cardoso, Roberta Carvalho, Áurea Sampaio e Anelisa Medeiros.

A última etapa do Programa TJC – chamada de Culminância – foi concluída em outubro. Nesta fase, os alunos podem mostrar, de forma lúdica, os aprendizados adquiridos no decorrer da ação. Os estudantes da E.M. André Gomes apresentaram poesias e teatro com mensagens sobre o trabalho infantil. Já os alunos da E.M Margarida Trindade de Deus fizeram paródias sobre temas como relação entre empregados e empregadores, trabalho escravo e papel da Justiça do Trabalho

Desenvolvido pela Anamatra, o Programa TJC é colocado em prática regionalmente pelas Amatras desde 2004. No Rio de Janeiro, a ação é realizada pela AMATRA1, com o apoio do TRT-1 e a parceria do MPT-RJ. O objetivo do projeto é levar noções de cidadania, ética e direitos básicos às escolas públicas em todo o Brasil, além de aproximar o Judiciário trabalhista dos cidadãos.

*Foto principal: Entrega do certificado na E.M. André Gomes < VOLTAR