18 de novembro de 2020 . 16:14

Dia da Consciência Negra: AMATRA1 faz passeio virtual pela Pequena África

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1 vai promover, nesta quinta-feira (19), às 17h, um passeio virtual pela Pequena África, região localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Antonio Marcelo Jackson, bacharel em História e mestre e doutor em Ciência Política, e a socióloga e advogada Magna Corrêa, mestre em Direito da Cidade pela UERJ, vão  comentar os principais pontos históricos do local. Com mediação da juíza aposentada Márcia Cristina Teixeira, o evento será transmitido no canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook.

“A live será uma oportunidade de os cariocas e não cariocas conhecerem um pedaço importante de nossa história que é pouco mencionado nos roteiros turísticos: a Pequena África, ponto de referência da cultura negra. Faremos um tour pela região, passando pelo Cais do Valongo, Cemitério dos Pretos Novos, sem faltar, claro, a Pedra do Sal, local bem conhecido por quem gosta de samba”, disse Márcia Cristina.

A região que será comentada por Antonio Marcelo é delimitada, hoje em dia, entre o Centro Cultural Banco do Brasil, o Terminal Rodoviário Américo Fontenelle e a Praça Onze. “Minha abordagem será sobre as formações étnicas na Pequena África e as formas de organização social e política desses grupos, particularmente o envolvimento deles com os sindicatos da região portuária”, adiantou o professor do Departamento de Educação e Tecnologias da Universidade Federal de Ouro Preto.

Leia mais: Magistrados debatem temas do Direito do Trabalho em webinário da AMATRA1
Força feminina no filme ‘Retrato de uma jovem em chamas’ é abordada em live
Patrícia Lampert Gomes é promovida a juíza titular de Vara do Trabalho


Data foi instituída em referência a Zumbi dos Palmares

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil municípios e em estados, entre eles o Rio de Janeiro. A data faz menção ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Último líder do Quilombo dos Palmares, que foi o maior do período colonial no Brasil, Zumbi lutou contra o sistema vigente e pela libertação das pessoas escravizadas. O dia, então, propõe a reflexão sobre a relevância do povo negro para a construção social do país. 

“A importância da data reside na formação histórica e cultural da sociedade brasileira e da presença inquestionável, nos dias de hoje, dos valores negros”, afirmou Antonio Marcelo.

A Lei nº 10.639 já havia incluído, em janeiro de 2003, o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. O texto também tornava obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio, abrangendo o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, como forma de resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, e, consequentemente, diminuir a discriminação racial.

Para a juíza aposentada Márcia, ainda há quem negue a existência do racismo, ataque lideranças negras e não reconheça o papel histórico de Zumbi dos Palmares, mesmo quando as estatísticas mostram que “as balas perdidas encontram mais corpos pretos” e que “pretos são detidos pelo simples fato de terem a cor da pele da maioria dos brasileiros: pretos e pardos”. 

“O combate ao racismo é um compromisso cidadão,  de priorizar ações afirmativas, como a abertura de vagas exclusivas para negros, para que o ideal de igualdade seja um dia alcançado”, pontuou.

Ela também tem esperança de haver mais igualdade racial nas cadeiras do Poder Judiciário brasileiro. Segundo dados de 2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apenas 18% dos magistrados são negros. “Levando em conta este desequilíbrio, foi aprovada uma reserva de vagas para candidatos negros, de 20%, sempre que houver pelo menos 3 vagas, que vigora há 5 anos. Espero que, em breve, possamos contar com mais colegas negros e, assim, os Tribunais tenham um perfil mais próximo do nosso povo.”

Tour virtual na Pequena África
Data: quinta-feira, 19 de novembro de 2020
Horário: 17h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook < VOLTAR