18 de outubro de 2021 . 16:36

AMATRA1 lamenta o falecimento do ministro Ronaldo José Lopes Leal

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região - AMATRA1 se solidariza com a família, os amigos e os colegas de magistratura pelo falecimento do ministro Ronaldo José Lopes Leal, no sábado (16), aos 84 anos. O magistrado se dedicou à Justiça do Trabalho e ao movimento associativo, tendo sido um dos fundadores e primeiro presidente da Anamatra.

Natural da cidade gaúcha São Jerônimo, Ronaldo José Lopes Leal começou a atuar como advogado na década de 1960, após se formar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1963, tomou posse como juiz substituto no TRT-4 (RS), onde presidiu diferentes Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente conhecidas como Vara do Trabalho).

Na década seguinte, enquanto presidente da Amatra IV (RS), teve importante atuação na criação da Anamatra. Leal esteve à frente da associação nacional por dois mandatos consecutivos, de 1978 a 1982.

Foi promovido ao cargo de juiz togado do TRT-4 em 1986, presidindo as 1ª e 2ª Turmas Julgadoras. Ele também foi Corregedor Regional do Tribunal e, no biênio 1994/1995, ocupou o cargo de presidente.

O juiz convocado Cláudio José Montesso, que presidiu a AMATRA1 (2001-2003) e a Anamatra (2007-2009), além de integrar diretorias das entidades, relembrou o contato com Leal durante seus mandatos à frente do Tribunal e da associação.

O ministro Ronaldo Lopes Leal foi um magistrado do Trabalho por excelência. Tive a honra de conviver com ele ainda Presidente do TRT da 4ª Região por ocasião do primeiro Conamat de que participei, em Porto Alegre. E depois, mais próximo, como diretor e presidente da Anamatra, da qual foi um dos fundadores e seu primeiro presidente. Nem sempre tivemos a mesma visão e opinião sobre os temas que nos interessava, mas sempre foi respeitoso e democrático no trato com as associações Fará muita falta!

De 18 de dezembro de 1995 a 8 de fevereiro de 2007, foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com intensa atuação nos cargos de liderança: foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho, de 2002 a 2004; vice-presidente, de 2004 a 2006; e presidente, de 2006 a 2007. Aposentou-se um mês após o fim do seu mandato.

O desembargador Gustavo Tadeu Alkmim, ex-presidente da AMATRA1 (1995-1997) e da Anamatra (1999-2001), lembra da receptividade de Lopes com as questões apresentadas pelos magistrados, tanto no período em que estava à frente da Anamatra como na Presidência do TST.

“Certamente por sua história no movimento associativo, o ministro sempre foi muito receptivo às demandas apresentadas. Sempre foi muito cordial e recebia muito bem as associações, ponderava sobre as questões que eram levadas a ele. Sua grande marca era ser muito acessível”, afirmou Tadeu.

Em seu site, a Anamatra expressou imenso pesar pelo falecimento do magistrado, registrando sua “atuação relevante e definitiva no associativismo da Magistratura do trabalho e sendo grande defensor do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho”.

Os atos fúnebres foram realizados no sábado (16), em Porto Alegre (RS).

*Foto: Anamatra < VOLTAR