27 de outubro de 2021 . 15:31

AMATRA1 lança edição da revista ‘No Mérito’ de 2021

A AMATRA1 lança, nesta quarta-feira (27), a edição de 2021 da revista “No Mérito”. Com um formato novo, a publicação reúne diversos artigos e depoimentos escritos por magistradas e magistrados, que abordam temas relativos ao Judiciário trabalhista e a experiência de atravessar a pandemia da Covid-19. A revista conta, ainda, com uma entrevista com o corregedor-regional do TRT-1, desembargador Jorge da Fonte, e com seleções de fotografias. Para facilitar o acesso, esta edição será publicada apenas no formato digital. O arquivo ficará disponível no site da associação, na área de “Publicações”.

“Esperamos que todos gostem e se sintam abraçados com essa publicação! Passamos por tempos difíceis, mas tenhamos todas e todos esperança em tempos melhores”, afirmou o presidente da AMATRA1, Flávio Alves Pereira, na mensagem inicial da revista.

Leia mais: AMATRA1 convoca associados para Assembleia Ordinária, na segunda (8)
Roberto Fragale é indicado pelo TST para compor o Conselho Nacional de Justiça
Tecnologia e bem-estar serão temas do Encontro de Magistrados Aposentados

A obra foi organizada pela diretora de Comunicação da associação, Roberta Lima Carvalho, e pelo Conselho Editorial, composto pelas juízas Gabriela Canellas Cavalcanti, Mirna Rosana Ray Macedo Corrêa e Lila Carolina Mota P. Igrejas Lopes.

“Esta edição traz, como não poderia deixar de ser, as questões relacionadas à pandemia e suas implicações no mundo do trabalho e na vida pessoal dos associados. O próprio processo de criação foi afetado por esta realidade, pois fizemos apenas reuniões virtuais para debate. A comunicação com as associadas e os associados que contribuíram, aos quais fica o nosso agradecimento, foi por mensagens ou telefone, e mesmo a entrevista com o corregedor Jorge da Fonte ocorreu por meio telepresencial”, contam as magistradas.

Apesar dos desafios, elas afirmam que o resultado final foi satisfatório, já que a revista documenta o período triste e difícil que o Brasil tem passado. “A foto da capa da Revista é emblemática pela importância de valorização dos profissionais da saúde, da ciência e repúdio ao negacionismo, racismo e discriminação de gênero. O atual momento ainda não permite uma festa de lançamento da revista como gostaríamos de fazer, mas esperamos que em breve possamos comemorar, juntos, tempos melhores!”, afirmou Lila, representando o Conselho Editorial. 

Entrevista, artigos, dicas culturais e fotos

Em entrevista exclusiva à “No Mérito”, o corregedor do TRT-1, desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, falou de sua trajetória desde o início da carreira profissional até o atual cargo como magistrado. Ela também abordou os desafios do Tribunal, especialmente os que têm sido enfrentados devido ao contexto da pandemia, como os novos modelos de audiências.  

“Torço pela volta das audiências presenciais quando for possível o retorno de forma segura. As audiências telepresenciais poderão ser mantidas para situações especiais, por exemplo, para cumprimento de cartas precatórias inquiritórias ou para adoção do ‘Juízo 100% Digital’ instituído pelo CNJ”, destacou.

Três artigos científicos escritos pelos juízes João Renda e Paulo Périssé, ex-presidente da AMATRA1, e pelo médico psicanalista Roberto Gomes trataram das reformas trabalhistas do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; do “pensar digital” na atividade jurisdicional; e do necessário uso das máscaras no período da crise.

Já os magistrados Monique de Paula, Bárbara Ferrito, Aline Leporaci, Anelise Haase de Miranda e Cláudio Montesso, Marcelo Lanzana, Maria Helena Motta e Fernando Reis escreveram, por uma perspectiva pessoal, sobre a coexistência dos campos “família”, “trabalho” e “pandemia”, experimentada nos últimos meses. 

Filmes, livros e séries consumidos no período de distanciamento social foram indicados na seção de dicas culturais, por Ana Theresinha Martins, José Nascimento, Ronaldo Callado, Joana Colares, Luciana Vanoni, Marcel Bispo e Marise Costa Rodrigues. A publicação conta, ainda, com uma seleção de fotos da juíza Cláudia Reina, com o tema “Pandemia e trabalho: tempo de transformação?”, e com o conto “Corações em compasso de espera”, escrito pela desembargadora Giselle Bondim.

Com saudações das juízas aposentadas Cléa Couto e Benimar Medeiros, a AMATRA1 também dá boas-vindas às novas juízas e aos novos juízes que chegaram ao Tribunal no biênio 2020/2021.

Clique aqui para ler a revista na íntegra. < VOLTAR