21 de outubro de 2020 . 13:02

Campanha ‘Todas as crianças são nossas. Proteja-as!’ será lançada na terça (27)

A campanha “Todas as crianças são nossas. Proteja-as!” será lançada na próxima terça-feira (27), com uma série de lives durante o dia. Organizada pelo Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, do qual a AMATRA1 é signatária, pela OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro) e pelo Fepeti/RJ (Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente), a ação pretende conscientizar para as violações aos direitos humanos de crianças e adolescentes e os casos de trabalho infantil. Os debates com representantes de diversas entidades que lutam pela causa vão começar às 10h, com transmissão no canal da OAB-RJ no YouTube

A 2ª vice-presidente da AMATRA1 e coordenadora do Acordo de Cooperação, Adriana Leandro, vai participar da live “O porquê de estarmos aqui”. A juíza do Trabalho vai dividir a mesa com Maria América, economista e integrante da Coordenação Colegiada do Fepeti-RJ, e Silvana do Monte, presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-RJ. 

“Uma parte da sociedade continua acreditando no mito de que é melhor a criança trabalhar do que roubar. A campanha espera atingir a parcela que assim entende, para levá-la à reflexão e à conscientização”, afirma Adriana.

Leia mais: AMATRA1 inicia curso de formação de professores do Programa TJC
Magistradas abordam segregação social do filme ‘Os Miseráveis’, em live cultural
‘Falar de aprendizagem é falar de esperança’, diz Carina Bicalho, em debate


A magistrada também ressalta a importância da efetivação da proteção integral de crianças e adolescentes, fundamental para o desenvolvimento humano e eficiente para a projeção de um país melhor.

“Espera-se estimular todos aqueles que sabem da importância de se ter uma sociedade mais igual, uma economia forte e oportunidade para todos para que haja a erradicação da pobreza e, em consequência, a erradicação do trabalho infantil, a cada vez mais assim exigir”, afirmou Adriana.

A campanha reforça ser preciso repensar e transformar o modo de viver, para que as políticas públicas e os programas sociais sejam articulados, concedendo às famílias a renda e a infraestrutura necessárias para a garantia do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. 

Segundo dados de 2018, divulgados no “Cenário da Infância e Adolescência no Brasil”, da Fundação Abrinq, considerando-se a faixa etária de 0 a 14 anos, 10,2 milhões de brasileiros vivem com renda domiciliar per capita mensal de mais de 1/4 ou até meio salário-mínimo (R$ 238,50 e R$ 477, respectivamente). E 9,3 milhões com renda per capita mensal igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo. Clique aqui para ver outros indicadores da pesquisa.

Criança e adolescente como foco dos debates

Durante o dia de lives, representantes das instituições vão falar sobre os temas “A (des)proteção à infância e à juventude no ciclo orçamentário brasileiro”, “A efetiva participação de adolescentes e jovens na formulação e implementação de políticas para a juventude”, “Uma agenda em defesa de crianças, adolescentes e jovens: pactuação - Todas as crianças são nossas. Proteja-as!” e “Pautas de absoluta prioridade para crianças e adolescentes”.

O evento contará, ainda, com uma roda de conversa infanto-juvenil, com adolescentes e jovens de diferentes segmentos institucionais. 

A diretora da AMATRA1 Gloria Regina Ferreira Mello, desembargadora aposentada e integrante do Colegiado do Fepeti-RJ, fará o encerramento da segunda parte do evento. Clique aqui para ver a programação completa.

Também participam da campanha o Ministério Público do Trabalho (MPT), o TRT-1, a Superintendência do Trabalho do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Anamatra, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, a Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) e o Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional (FEAP-RJ). < VOLTAR