24 de novembro de 2021 . 12:16

AMATRA1 promove debate sobre ‘A Última Abolição’ com diretora da obra

Nesta sexta-feira (26), a AMATRA1 vai promover uma live com Alice Gomes, roteirista e diretora do documentário “A Última Abolição”, para debater aspectos da obra. A juíza do Trabalho Daniela Muller, autora de livro sobre escravidão contemporânea, e a advogada e socióloga Magna Corrêa de Lima Duarte também vão participar do encontro, que terá mediação do juiz Guilherme Cerqueira. A transmissão será no canal da AMATRA1 no YouTube e na página do Facebook, a partir das 16h.

O evento faz parte da ação da Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1 pelo Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Em uma parceria com a produtora Gávea Filmes, a associação disponibilizou a exibição do filme aos seus associados, de quinta-feira (18) a domingo (21).

“A iniciativa veio da ideia de trabalhar o racismo estrutural na atualidade e suas raízes históricas. O documentário instiga a reflexão sobre o tema por proporcionar uma abordagem didática e profunda de maneira prazerosa”, afirma Mônica do Rego Barros, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da entidade. 

Leia mais: ‘Judiciário precisa se engajar contra o racismo’, diz Bárbara Ferrito em live
AMATRA1 formaliza projeto para Política de Diversidade e Igualdade no TRT-1
Luís Bonin é empossado juiz titular da 4ª Vara de Campos dos Goytacazes

Lançado em 2018 — 130 anos após a assinatura da Lei Áurea no último país a abolir a escravidão —, o primeiro longa-metragem de Alice Gomes evidencia o povo negro como protagonista da luta pelo fim do regime escravagista. Por meio de depoimentos de especialistas de áreas como História, Sociologia e Direito, a obra remonta a linha do tempo do período, provocando a reflexão sobre as consequências da escravidão.

Para Magna Corrêa, mestre em Direito da Cidade pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a produção é provocativa e aprofunda o necessário debate sobre o racismo estrutural como política de Estado no Brasil, “justificador da permanência das relações de opressão, desigualdade racial e social da população negra”.

“Apoiado em imagens, trilha sonora, fontes e dados contundentes de pesquisadores, além da direção sensível de Alice Gomes, o documentário exerce a inevitável função crítico-pedagógica à Historiografia oficial e ao silenciamento das lutas sociais dos negros como sujeitos da História. Certamente, é cinema de resistência, produzido em tempos sombrios de obscurantismo e negação da História”, acrescenta Magna Corrêa.

“A Última Abolição” está disponível em plataformas de streaming como Globoplay e Now.

Veja o trailer:


Live sobre o filme “A Última Abolição”
Data: sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Horário: a partir das 16h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e na página do Facebook < VOLTAR