27 de setembro de 2021 . 12:38

Anamatra celebra 45 anos com webinário sobre Agenda 2030 da ONU

A Anamatra completa 45 anos de existência nesta terça-feira (28). Para comemorar o aniversário, a entidade vai promover o webinário “Agenda 2030: Igualdade de gênero, trabalho decente e acesso à Justiça”, das 17h às 19h. A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ex-presidente da Anamatra, Maria Helena Mallmann, e a juíza do TRT-3 (MG) e presidente do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas (Unat), Martha Halfeld Schmidt, vão palestrar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, 8 e 16 da Agenda 2030 da ONU. A transmissão será pelos canais da Anamatra no YouTube e no Facebook

A abertura e o encerramento do evento serão feitos pelo presidente da Anamatra, juiz Luiz Antonio Colussi. Para o magistrado, a proposta do webinário é reafirmar a atuação da Justiça na busca pela efetivação das metas presentes nos ODS. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas relacionadas aos três pilares do desenvolvimento sustentável - social, econômico e ambiental -, que devem ser cumpridas até 2030, e o Judiciário brasileiro já indexou mais de 7 mil indicadores aos ODS.

“O tema do webinário alinha-se à missão histórica institucional da Anamatra de atuar na defesa dos interesses da sociedade, em especial pela valorização do trabalho humano, pelo respeito à cidadania e pela implementação da justiça social, pugnando pela preservação da moralidade pública, da dignidade da pessoa humana, da independência dos Poderes e dos princípios democráticos”, afirmou Colussi.

Leia mais: AMATRA1 convoca associados para Assembleia Extraordinária, na quarta
Juíza Roberta Ferme lança livro sobre Direito Coletivo do Trabalho
Alves e Périssé debatem impacto da Justiça digital, em live da PUC-Rio

O evento também vai marcar o descerramento da placa comemorativa de 45 anos da Anamatra, que será colocada na sede da entidade, em Brasília. Serão distribuídos, ainda, troféus com a logomarca comemorativa de aniversário aos 21 magistrados que presidiram a Anamatra nos últimos 45 anos, aos diretores da associação, aos presidentes das 24 Amatras e às conferencistas do webinário.

Congregando, atualmente, cerca de 3.600 magistrados e magistradas do Trabalho, a Anamatra foi criada em 28 de setembro de 1976, no Congresso do Instituto Latino-Americano de Direito do Trabalho e Previdência Social, em São Paulo. O objetivo era aproximar e promover a cooperação, a solidariedade e a defesa em comum dos interesses e prerrogativas dos magistrados trabalhistas.

Haverá emissão de certificado pela Enamatra (Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho) para os participantes que comprovarem a presença no link que será disponibilizado, exclusivamente, no chat da plataforma YouTube durante a transmissão ao vivo. O certificado correspondente a duas horas-aula será enviado a partir de 5 de outubro, pelo e-mail cadastrado na confirmação da presença.

Programação:

17h
Abertura - Luiz Antonio Colussi, presidente da Anamatra

17h05
Palestra sobre o tema “Igualdade de gênero” - Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, juíza do Trabalho da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora (MG) e presidente do Tribunal de Apelação do Sistema de Justiça Interna das Nações Unidas (Unat)

17h35
Palestra sobre o tema “Trabalho decente” - Maria Helena Mallmann, ministra do TST

18h05
Palestra sobre o tema “Acesso à Justiça” - Rosa Weber, vice-presidente do STF

18h35
Exibição do vídeo em comemoração aos 45 anos da Anamatra - Vídeo comemorativo

18h40
Descerramento da placa em comemoração aos 45 anos da Anamatra - Descerramento da placa

18h45
Encerramento - Luiz Antonio Colussi, presidente da Anamatra

Webinário “Agenda 2030: Igualdade de gênero, trabalho decente e acesso à Justiça”
Data: terça-feira, 28 de setembro de 2021
Horário: 17h às 19h
Local: canais da Anamatra no YouTube e no Facebook
Inscrição: não é necessário fazer inscrição prévia
Certificado: será enviado aos participantes que comprovarem a presença < VOLTAR