18 de maio de 2022 . 13:50

Brasil registra 4 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

Apenas nos primeiros quatro meses de 2022, o Brasil registrou 4.486 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Em 2021, foram 18.681 denúncias. Para alertar sobre as violações de direitos humanos contra esse grupo, 18 de maio passou a ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A Justiça do Trabalho une esforços à campanha de conscientização Maio Laranja, enfatizando a necessidade de erradicar a exploração sexual – uma das piores formas de trabalho infantil. A 1ª vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, gestora regional de 1º Grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-1, vai abordar o assunto na live da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB-RJ. O debate será transmitido no perfil da CDCA no Instagram, nesta quarta (18), a partir das 19h. 

Para Adriana, no entanto, é necessário ir além da conscientização da sociedade para haver real mudança nos índices. “É preciso muito mais. Urge que o combate à pobreza seja uma diretriz inegociável de prioridade para que a exploração sexual de crianças e adolescentes não seja uma realidade. O abuso sexual de crianças que, normalmente, ocorre no seio familiar, também depende de políticas públicas de aparelhamento dos conselhos tutelares e da própria escola, além do reforço da rede de proteção para que a vítima seja, de fato, assistida”, afirma a juíza. 

“A sociedade e o poder público não estão fazendo um favor. Estão, como previsto na Constituição, tratando os sujeitos de direitos, crianças e adolescentes, de forma digna e priorizando sua proteção de forma integral”, completa.

Leia mais: Uberização do trabalho é tema de artigo do juiz Ronaldo Callado, no Jota
AMATRA1 firma parceria com a clínica odontológica Rizi Dental
Cultura escravocrata ainda é presente nas relações de trabalho, diz Valdete Severo

O número de casos notificados em 2021 representa 18,6% das notificações relacionadas a esse público, feitas à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. A idade da vítima variava entre 10 e 17 anos em quase 60% dos casos, e as meninas foram as mais atingidas (74%).

Entre os principais suspeitos das violações, estão pessoas próximas: o padrasto e a madrasta, em 2.617 casos; o pai, em 2.443 casos; e a mãe, em 2.044 casos. Os locais em que os abusos e explorações são mais frequentes são a casa da vítima e do suspeito (8.494); a casa da vítima (3.330); e a casa do suspeito (3.098).

Porém, o grave cenário pode ser ainda pior, como alertam pesquisas sobre o tema. De acordo com estimativa da TIC Kids Online 2018, menos de 10% dos casos de violência sexual contrar crianças e adolescente são denunciados.

Saiba como denunciar

A forma mais eficiente e segura de combater o abuso e a exploração desse público é reportar os casos às autoridades competentes. Um dos canais é o Disque 100, central de atendimento que funciona 24 horas por dias, inclusive nos fins de semana e feriados. 

Outros caminhos para denunciar são o número (61) 99656-5008 (WhatsApp); o aplicativo Direitos Humanos Brasil; o canal “Direitoshumanosbrasilbot”, no Telegram; e, ainda, o Aplicativo Sabe - Conhecer, Aprender e Proteger. < VOLTAR