27 de julho de 2020 . 16:35

Brasil registra um acidente de trabalho a cada 49 segundos

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado nesta segunda-feira (27) com novos desafios. No contexto da pandemia da Covid-19, a saúde e a segurança de trabalhadores passaram a ganhar ainda mais importância. Nos últimos anos, mesmo com a adoção de medidas para evitar novos casos de acidentes, como as ações promovidas pelo Programa Trabalho Seguro, o Brasil ainda apresenta uma situação alarmante. Em 4º lugar no ranking mundial de acidentes relacionados à função profissional, o país registra uma nova notificação a cada 49 segundos, segundo estimativa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Estimam-se já terem sido registrados mais de 5,5 milhões de acidentes por trabalhadores com carteira assinada, desde 2012. Destes, mais de 20 mil resultaram em óbito, sendo uma morte a cada 3 hora e 43 minutos.

Com mais de 378 mil casos até 2018, o setor econômico com maior quantidade de casos foi o de atividades de atendimento hospitalar. O comércio varejista de mercadorias em geral, especialmente de alimentos (hipermercados e supermercados), com 142.909 casos; a administração pública em geral, com 119.273; a construção de edifícios, com 104.646; e o transporte rodoviário de carga, com 100.344; completam a lista dos cinco setores com mais comunicações de acidente.

Entre as lesões mais comuns, estão corte, laceração, ferida contusa e punctura; fratura; contusão e esmagamento (superfície cutânea); distensão e torção; e lesão imediata. As partes do corpo mais frequentemente lesionadas são dedos, pés, mãos, joelhos e tornozelos.

Leia mais: Diferença entre papéis de juízes e procuradores é debatida em live cultural
UOL narra histórias de vítimas de trabalho escravo contemporâneo
Secretaria de Assistência Social do Rio fará webinário sobre 30 anos do ECA

No entanto, os números do levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) se referem apenas aos cidadãos que trabalham ou trabalharam com vínculo de emprego, com carteira assinada e no Regime Geral da Previdência Social. Os servidores estatutários e os trabalhadores informais não estão inseridos na análise.

Prevenção em tempos de crise

No contexto da pandemia da Covid-19, que tem alterado o mundo do trabalho, o debate sobre saúde e segurança no trabalho ganha ainda mais importância. Por isso, o Programa Trabalho Seguro (Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho) terá, no biênio 2020/2022, o tema “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais”.

Durante todo o mês, a Justiça do Trabalho promoveu uma maratona de lives para trazer o tema à discussão. Divididos por regiões geográficas do Brasil, os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) têm feito transmissões ao vivo sobre diferentes tópicos, como prevenção do adoecimento em face da pandemia da Covid-19 e riscos psicossociais do trabalho pós-pandemia.

Para fechar a maratona nesta segunda-feira (27), a região Sudeste, da qual o TRT-1 faz parte, promove o debate “Os desafios da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) após a pandemia da Covid-19”. Com transmissão pelo canal da Escola Judicial do TRT-15 a partir das 16h, o evento virtual tem o médico do Trabalho Hudson de Araújo Couto e o psiquiatra Élcio Carneiro Carvalho Júnior como participantes, e o desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro, como mediador.

*Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio < VOLTAR