23 de agosto de 2021 . 15:59

Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos atualizada será lançada nesta terça (24)

Ferramenta fundamental para o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos chega à 7ª edição com atualizações a partir das mudanças na legislação trabalhista. O material lúdico, voltado para crianças e adolescentes que participam do TJC em todo o Brasil, será lançado nesta terça-feira (24), às 17h, em um webinário promovido pela Anamatra, e transmitido no YouTube e Facebook da associação.

O presidente da entidade, Luiz Antonio Colussi, abrirá o evento, que contará com a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão, que integrou a primeira Comissão do Programa TJC, em 2004. Na época, o presidente da Anamatra era o magistrado Grijalbo Coutinho, considerado o idealizador do TJC, que também fará uma saudação no webinário. A programação conta ainda com a exibição de um vídeo com fotos do lançamento do TJC e da primeira Comissão do Programa.

“A Cartilha representa o principal material didático do Programa TJC, iniciativa que concretiza o esforço coletivo da Anamatra – com a participação de magistrados e magistradas do Trabalho em todo o Brasil – para que a pauta do trabalho decente seja incorporada na linguagem desta e das próximas gerações”, explica Colussi.

Elaborada em linguagem simples, atrativa e didática, a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho. A atualização e a ampliação da publicação contemplam as alterações legislativas promovidas pela Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), como questões relativas ao trabalho intermitente e teletrabalho.

“A versão atualizada e ampliada da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos evidencia a importância que o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania tem para a Anamatra. Não basta ter a iniciativa de ações relevantes, que interfiram positivamente para a construção de uma sociedade mais justa. É necessário incentivá-las de maneira continuada, investindo recursos que alimentem tudo aquilo que contribua para a efetivação das ações planejadas”, afirma a juíza aposentada Benimar Medeiros, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, adjunta para o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania.

Leia mais: TJC: Alunos de escolas públicas vão assistir audiências virtuais do TRT-1 Anamatra divulga nota em defesa da independência entre os Poderes

Benimar aponta ainda a importância da Cartilha para a democratização do Poder Judiciário. “O lançamento representa a união de esforços das gestões de Noemia Porto e Luiz Antonio Colussi em torno da mesma agenda, voltada para a promoção da cidadania e a democratização do Poder Judiciário, a partir do rompimento de barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos e fortalecem o sistema de garantias normativas.”

Sobre o TJC

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania criada pela Anamatra, em 2004, e desenvolvida pelas Amatras nas diferentes regiões do país. O objetivo da ação é aproximar o Judiciário da sociedade e transmitir as noções de cidadania, ética e direitos básicos aos alunos de escolas públicas.

Clique aqui e confira a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos

Programação do webinário de lançamento da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos

17h: Abertura - Luiz Antonio Colussi, presidente da Anamatra

17h05: Apresentação do evento - Patrícia Almeida Ramos, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra

17h10: Conferência “2021": Ano Internacional de Combate ao Trabalho Infantil” Cláudio Mascarenhas Brandão, ministro do Tribunal Superior do Trabalho

17h45: Saudação do desembargador Grijalbo Coutinho, presidente da Anamatra na gestão 2003/2005

17h50: Exibição de vídeo com fotos do lançamento do Programa Trabalho Justiça e Cidadania e da primeira Comissão do Programa

Lançamento da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos – ampliada e atualizada

Patrícia Almeida Ramos, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra

Exibição do vídeo da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos – 7ª edição: ampliada e atualizada

18h: Encerramento - Luiz Antonio Colussi, presidente da Anamatra < VOLTAR