07 de julho de 2022 . 14:33

Com apoio do TRT-1 e AMATRA1, mutirão vai auxiliar pessoas em situação de rua

O TRT-1 e a AMATRA1 vão participar do primeiro mutirão Pop Rua Jud da cidade do Rio de Janeiro, para prestar serviços jurídicos básicos e entregar doações à população em situação de rua. Organizado pelo Núcleo de Conciliação e Cidadania do TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), a ação será no pátio da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, no Centro, em 3, 4 e 5 de agosto. Magistrados e servidores interessados em participar como voluntários devem se inscrever até esta sexta-feira (8), pelo email gdmbc@trt1.jus.br, informando o(s) dia(s) que poderão estar presentes.

“Apoiar o TRT-1 nessa causa é de suma importância. Precisamos unir esforços para diminuir os terríveis efeitos da desigualdade social. Tentaremos, pela atuação voluntária de um time de magistrados e servidores do Tribunal, levar mais dignidade aos cidadãos em situação de rua”, afirma Adriana Leandro, vice-presidente da AMATRA1.

Leia mais: Curso Preparatório Enegrecendo a Toga abre inscrições para docentes
TRT-1 inaugura retratos de Mery Bucker e José Nascimento em galeria
Justiça condena empresa por obrigar trabalhadora a esconder tatuagens

Na iniciativa, os integrantes do Judiciário trabalhista vão providenciar diferentes serviços, como atermação, acompanhamento de processos existentes, liberação de alvarás e saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), obtenção de documentos e acesso às prestações jurídicas que forem cabíveis. Outros atendimentos básicos também serão oferecidos aos cidadãos em situação de rua, como banho, alimentação e assistência médica.

Doações em unidades judiciárias

Além dos serviços jurídicos, o TRT-1 vai recolher, até 29 de julho, doações de roupas íntimas novas para serem entregues a homens, mulheres e crianças durante a ação. As doações podem ser entregues nas entradas dos prédios do Tribunal na capital – sede, Fórum da Lavradio e Fórum Gomes Freire –, e nas comarcas de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.

A atenção às pessoas em situação de rua foi institucionalizada no Tribunal pelo Ato nº 55/2022, editado em maio. A Política Nacional será monitorada por um comitê interno multissetorial, que terá entre suas atribuições a proposição e participação em projetos sociais voltados a esse público e a organização de atendimento itinerante, mediante cooperações interinstitucionais. < VOLTAR