13 de outubro de 2021 . 14:06

‘Constitucionalismo Feminista’ é tema de webinário da Anamatra Mulheres

A necessidade de garantir uma sociedade efetivamente inclusiva e atenta às desigualdades para alcançar a igualdade como princípio fundamental será o foco do webinário “Constitucionalismo Feminista”, promovido pela Comissão Anamatra Mulheres na próxima segunda-feira (18). Ainda incipiente no Brasil, teoria busca unir a perspectiva de gênero presente no feminismo ao Direito Constitucional e à Constituição. O encontro será transmitido nos canais da Anamatra no YouTube e no Facebook, das 18h às 19h30.

“As mulheres foram excluídas da seara pública, de debate e decisão. Pensar o constitucionalismo a partir da lente feminista é pensar a constituição como inclusão e construção de todos e todas. Assim, é de suma importância que abramos os processos de debate constitucional e pensemos na Constituição a partir de outros olhares. A participação de todos irá enriquecer o evento e nossa atuação como Poder Judiciário”, afirma Bárbara Ferrito, integrante da Comissão Anamatra Mulheres e diretora de Direitos Humanos da AMATRA1.

As professoras Ana Cláudia Farranha, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB), e Melina Girardi Fachin, do curso de Graduação e Pós Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) serão as palestrantes. O evento também terá as juízas do Trabalho Vanessa Sanches e Viviane Habib, da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra, como debatedoras. A mediação será da vice-presidente da entidade e presidente da Comissão Anamatra Mulheres, Luciana Conforti.

Leia mais: TRT-1 concede indenização à família de trabalhador morto na Cidade do Samba
MPT e OIT criam guia sobre inclusão de pessoas com deficiência no trabalho
Revista da Anamatra aceita artigos, sentenças e acórdãos até dia 30

Gratuito e sem inscrição prévia, o webinário é voltado a magistradas (os) do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), advogadas (os) e outros (as) profissionais do Direito, estudantes e demais integrantes da sociedade que se interessem pelo tema.

Os participantes poderão receber certificado correspondente a 1h30 horas-aula, emitido pela Enamatra (Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho). Para garantir a certificação, é preciso acompanhar o debate ao vivo e comprovar a presença pelo link que será disponibilizado, exclusivamente, na transmissão do YouTube. O documento será enviado a partir de 25 de outubro, pelo e-mail informado na confirmação de presença. 

Clique aqui para conferir a página oficial do evento.

Webinário “Constitucionalismo Feminista”
Data: segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Horário: das 18h às 19h30
Local: canais da Anamatra no YouTube e no Facebook
Sem inscrição prévia. < VOLTAR