06 de julho de 2022 . 12:49

Curso Preparatório Enegrecendo a Toga abre inscrições para docentes

Estão abertas, até 30 de julho, as inscrições para docentes interessados em atuar no Curso Preparatório Enegrecendo a Toga, promovido pela Anamatra e pela Enamatra (Escola Nacional Associativa dos Magistrados do Trabalho). O processo seletivo é destinado à ocupação de 10 vagas e formação de cadastro de reserva, em regime de prestação civil de serviços (segurados contribuintes individuais). O cadastro deve ser feito com o envio da documentação exigida no edital para o endereço de email enamatra@anamatra.org.br.

“Esperamos, com o lançamento do edital de professores, engajar os associados na realização desse projeto que busca efetivar a igualdade prometida pela Constituição, por meio da garantia de acesso à preparação de qualidade para o concurso público da magistratura”, afirmou a coordenadora do curso, juíza Bárbara Ferrito, que é diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1.

As vagas são voltadas para as disciplinas Direito do Trabalho 1, 2, 3 e 4; Direito Processual do Trabalho 1, 2, 3 e 4; Direito Coletivo; e Direito Constitucional. Cada disciplina tem seu conteúdo programático próprio determinado no edital, com 20 horas/aula cada. Com previsão de início para agosto, as aulas serão ministradas exclusivamente à distância, em plataforma disponibilizada pela Enamatra, e no período noturno.

Leia mais: TRT-1 inaugura retratos de Mery Bucker e José Nascimento em galeria
Justiça condena empresa por obrigar trabalhadora a esconder tatuagens
‘Vivemos em um contexto de LGBTfobia estrutural’, afirma Ronaldo Callado

Podem se candidatar à docência associativa os(as) associados(as) da Anamatra, de qualquer condição funcional, com exceção dos(as) pensionistas – ministros(as), desembargadores(as), juízes(as) titulares e substitutos(as) e juízes(as) aposentados(as). Cada candidato(a) pode se inscrever em até duas disciplinas.

O processo seletivo será feito em duas fases: inscrição e remessa de currículos e seleção curricular pelo Conselho Pedagógico do curso, seguindo os critérios objetivos preestabelecidos. O resultado final será divulgado até 16 de agosto, pelos meios internos de divulgação da Anamatra. Os candidatos também poderão se informar sobre os resultados via email.

O Curso Preparatório Enegrecendo a Toga pretende estimular o ingresso de negras e negros de baixa renda, preferencialmente do sexo feminino, nos concursos para a Justiça do Trabalho. “O objetivo é conceder às pessoas historicamente excluídas dessas arenas de poder e decisão o acesso a uma preparação de qualidade para o concurso público de ingresso na magistratura trabalhista. Busca-se, com isso, aumentar o número de candidatos negros aprovados, ampliando, assim, a participação da população negra, maioria em nosso país, no Poder Judiciário. É uma medida essencial para efetivar a igualdade constitucionalmente prometida, reduzir a desigualdade e a exclusão e consolidar a legitimidade democrática do próprio Poder Judiciário Trabalhista”, destacou Bárbara.

Clique aqui para ler o edital na íntegra.

*Foto: Pexels < VOLTAR