11 de junho de 2019 . 16:58

‘De Mãos Dadas’ promove visita a Vara do Trabalho em Friburgo

Cerca de 30 alunos da rede pública de ensino de Nova Friburgo visitaram a 1ª Vara do Trabalho do município na última quinta-feira (6). Os estudantes foram recebidos pela juíza Letícia Costa Abdalla, titular da vara e associada da AMATRA1, que tirou dúvidas sobre a Justiça do Trabalho e apresentou a estrutura do local. O encontro faz parte do Programa “De Mãos Dadas pela Cidadania”.

Durante a visita, os estudantes do Instituto Estadual de Nova Friburgo (IENF) e do Colégio Estadual Doutor Galdino do Valle Filho tiveram não só a oportunidade de conhecer todo o fórum – sala de audiência, de arquivos, gabinetes etc –, mas também de participar da simulação de um caso concreto, atuando como autores, réus e advogados.

“As perguntas dos alunos demonstraram muito interesse. Eles quiseram saber não só sobre os direitos do empregado, mas também aquilo que diz respeito ao empregador e às pequenas empresas”, contou Letícia Abdalla, que acredita que o encontro foi oportuno para que os jovens conhecessem o Poder Judiciário “do lado de dentro”.

Para Anna Karina, professora do IENF, a visita foi uma experiência muito rica, tanto em aspectos informativos quanto afetivos, pois os alunos se sentiram próximos dos profissionais de Direito.

“Para muitos de nós, pessoas como advogados e juízes são profissionais distantes e pertencem a um universo ao qual não teríamos acesso. Ouvir uma juíza com aquela simplicidade no discurso e envolvendo os alunos nos simulados foi encantador, porque os alunos foram se abrindo conforme colocados no júri, como advogados ou como uma das partes”, relatou.

De acordo com a professora Maria Leia, do C.E. Doutor Galdino do Valle Filho, a visita é um complemento muito importante ao trabalho feito durante as palestras. “A participação dos juízes na escola deixou os alunos extremamente motivados para conhecer, na prática, o que viram na teoria. Eles perceberam que têm acesso ao Direito”, afirma.

Alunos conhecem OAB de Friburgo

No mesmo dia, os estudantes das escolas fizeram também uma visita à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Friburgo. O grupo foi recebido pela advogada Gonçala Ribeiro Eyer e fez um tour pelo espaço.

Gonçala Ribeiro Eyer apresenta a OAB de Friburgo aos estudantes

Para Maria Leia, essa aproximação ajuda os adolescentes a compreender que existe uma estrutura social pronta para ajudá-los e orientá-los. Ela acredita que os alunos podem se tornar multiplicadores dos conhecimentos aprendidos.

“Quando ações desse tipo chegam até a escola, as chances de atingir a família dos alunos são muito maiores. Essa parceria é muito importante para que a gente consiga transformar, de fato, o caráter cidadão da sociedade”, disse.  

Sobre o “De Mãos Dadas pela Cidadania”

O “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC), de iniciativa da Anamatra, é promovido de forma integrada com o “MPT na Escola”, do Ministério Público do Trabalho, por meio do projeto “De Mãos Dadas pela Cidadania”. O objetivo é transmitir noções básicas de Direito do Trabalho a jovens estudantes da rede pública estadual. Ao todo, 31 escolas vão participar da iniciativa no primeiro semestre deste ano.

Confira a programação das próximas atividades.

Baixadas Litorâneas

Data: 24/06

Horário: 8h30

Visita à Vara do Trabalho de Araruama, com Dr. Oswaldo Mesquita

Metropolitana I

Data: 12/06

Horário: 11h

Local: C.E. São Cristóvão (Queimados),

Palestra com a desembargadora Gisele Bondim

Metropolitana VII

Data: 17/06

Horário: 16h30

Local: I.E. Carlos Pasquale, Nilópolis, às 16h30

Palestra com a Dra. Fabrícia Gutiérrez < VOLTAR