27 de janeiro de 2023 . 15:22

Desembargador Cesar Marques toma posse como presidente do TRT-1

O desembargador Cesar Marques Carvalho, associado da AMATRA1, tomou posse nesta quinta-feira (26) como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1). Outros sete desembargadores também assumiram como integrantes da nova administração. O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, esteve na solenidade e discursou em nome da associação e da Anamatra.

“Hoje é um dia emocionante para mim, um dia de grande realização pessoal, profissional, no qual cada um aqui presente tem alguma participação direta, ou indiretamente, presencial, ou remotamente”, disse Cesar Marques, em seu discurso no Plenário Délio Maranhão, no prédio-sede do TRT-1.

O desembargador contou que, já como juiz convocado, no Rio de Janeiro, percebeu que se encantava não só pela magistratura, mas também pela administração. “Naturalmente, fui me envolvendo na área administrativa, o que me dava muita satisfação. Fui assessor de pelo menos seis presidentes deste tribunal, normalmente sem abdicar da função judicante”, acrescentou.

Leia mais: TRT-1 e TJRJ assinam acordo sobre empresas em recuperação judicial

AMATRA1 comemora 60 anos em maio e promoverá várias ações em 2023

Manual orienta como entrevistar vítimas da escravidão contemporânea 

“Reafirmo meu compromisso de trabalho árduo e de uma gestão participativa. Estarei sempre aberto ao diálogo, buscando melhorias em prol do sucesso do nosso regional”, concluiu o novo presidente do TRT-1.

Na cerimônia, foram empossados também o vice-presidente, desembargador Roque Lucarelli Dattoli; o corregedor, desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira; a vice-corregedora, desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães; o presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais, desembargador José Luis Campos Xavier; o diretor da Escola Judicial, desembargador Leonardo Pacheco; o ouvidor, desembargador Carlos Henrique Chernicharo; e a ouvidora da Mulher, Maria das Graças Paranhos. 

Apoio da associação

Representando a AMATRA1 e a Anamatra, da qual é diretor, Ronaldo Callado reconheceu em seu discurso os muitos desafios – como o trabalho não presencial – enfrentados pela alta administração do TRT-1, que os encarou “com serenidade e coragem”. 

Callado também fez questão de destacar o papel desempenhado pelo agora ex-corregedor do TRT-1, desembargador Jorge da Fonte, que, “com muita sensibilidade, foi capaz de escutar e, na medida do possível, atender os diversos pleitos dos juízes e juízas de primeiro grau”. 

O presidente da AMATRA1 ainda reafirmou total apoio da associação à nova diretoria do Tribunal: “Temos muito a contribuir com a nova gestão nos desafios futuros. Nossas lutas comuns são muitas. Sabemos que os obstáculos são e serão vários e a AMATRA1 estará sempre à disposição do Tribunal nessa luta diária e incansável”. 

E concluiu: “Por fim, saliento que a AMATRA1 não esmorecerá na sua missão de defender a autonomia, a dignidade e a independência da Justiça do Trabalho e dos magistrados desta região – papel que vem desempenhando há seis décadas”.

Entre os presentes na solenidade, estavam o vice-procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, Fábio Villela; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Aloysio da Veiga, Alexandre Agra Belmonte e Evandro Pereira; os ex-presidentes do TRT-1 Ivan Rodrigues Alves e Maria de Lourdes Sallaberry; além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Luciano Bandeira. 

Despedida e boas-vindas

Ex-presidente do TRT-1, a desembargadora Edith Tourinho se despediu com a sensação de dever cumprido e deu as boas-vindas ao novo presidente. 

“Está findando minha gestão na presidência do TRT do Rio de Janeiro, um encargo pesado, mas muito gratificante. Vou sentir saudades não só da vida agitada, mas principalmente do convívio com todos os magistrados e servidores da administração e da área judiciária. Houve muitos percalços, quase todos superados”, disse ela, que também agradeceu a todos os colegas e servidores que contribuíram para o sucesso da sua gestão. 

“Desejo à nova administração, capitaneada pelo querido desembargador Cesar Marques Carvalho, pleno sucesso no biênio que se inicia, certa de que será pautada pela competência, retidão e dedicação ao Tribunal. Estarei sempre à disposição para colaborar com o que for necessário”, completou. 

Novos dirigentes do TRT-1 empossados em 26/01/2023

Presidente: Des. Cesar Marques Carvalho

Vice-presidente: Des. Roque Lucarelli Dattoli

Corregedor: Des. Marcelo Augusto Souto de Oliveira

Vice-corregedora: Des. Maria Aparecida Coutinho Magalhães

Presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais: Des. José Luis Campos Xavier

Diretor da Escola Judicial: Des. Leonardo Pacheco

Ouvidor: Des. Carlos Henrique Chernicharo

Ouvidora da Mulher: Des. Maria das Graças Paranhos

Foto: Ronaldo Callado, presidente da AMATRA1, entre os recém-empossados Des. Corregedor Marcelo Augusto Souto de Oliveira e o novo presidente do TRT-1, Des. Cesar Marques Carvalho < VOLTAR