23 de maio de 2023 . 08:54

Desembargadora Sayonara Grillo coordena seminário na UFRJ

Coordenado pela desembargadora do Trabalho associada à AMATRA1 Sayonara Grillo Coutinho e pela professora Elina Pessanha, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), o “Seminário 80 Anos da CLT: Passado, Presente e Futuro das Relações de Trabalho no Brasil” será em 24 e 25 de maio, no salão nobre do IFCS, no Largo São Francisco de Paula, no Centro. O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no local, por ordem de chegada. 

“O seminário articula diversos saberes e perspectivas teóricas para refletir sobre a importância da Consolidação das Leis do Trabalho na História brasileira e para a regulação das relações de trabalho no Brasil. Sobre a CLT, tenho dito que é uma Consolidação que precisa ser reformada para voltar a proteger quem vive do trabalho, ou dele precisa para viver; controlar o poder econômico; reduzir assimetrias; dar sustento e liberdade às entidades sindicais de trabalhadores; e resgatar sua eficácia e efetividade para regular as relações laborais no século 21”, afirmou a desembargadora.

Sayonara é líder do Grupo de Pesquisa Configurações Institucionais e Relações de Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Direito (CIRT/PPGD) da UFRJ, um dos organizadores do evento e ao qual pertencem os pesquisadores e painelistas Renata Versiani e Rodrigo Carelli. Já a coordenadora Elina Pessanha está à frente do Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (AMORJ), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ). 

Além destes, outros grupos que fazem parte da organização do evento são: Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade (NETS/UFRJ); Grupo de Estudos Trabalho, Direito e Justiça (TRADJUST/UFJF); Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Trabalho, Educação e Serviço Social (TEIA/UFF); e Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE/UFF). 

Confira a programação a seguir: 

Quarta-feira, 24 de maio

Abertura às 9h

Mesa-redonda 1 (9h30 às 12h30): Origens da CLT: Contexto Histórico, Direitos e Promessas de Inclusão 

Convidados/as: Angela de Castro Gomes (Unirio), Leonilde Medeiros (UFRRJ) e Renata Versiani (UFRJ)

Coordenação: Elina Pessanha (UFRJ)

 

Mesa-redonda 2 (14h30 às 17h30): Recuos e Avanços da CLT: Do Período Autoritário à Redemocratização 

Convidados/as: Iram Rodrigues (USP), Adriano Pilatti (PUC-Rio) e Rafael Marques (Metalúrgicos)

Coordenação: Alexandre Fraga (UERJ)

 

Quinta-feira, 25 de maio 

Mesa-redonda 3 (9h30 às 12h30): A Regulação do Trabalho Frente ao Projeto Neoliberal

Convidados/as: Antônio Teixeira (IPEA), Karen Artur (UFJF) e Adriana Nalesso (Bancários)

Coordenação: Maria Cristina Rodrigues (UFF)

Debatedor: Luís Antônio Souza da Silva (Sinttel-Rio)

 

Mesa-redonda 4 (14h30 às 17h30): Adeus à CLT? O Futuro dos Direitos para Todos que Trabalham

Convidados/as: Rodrigo Carelli (UFRJ), Ruy Braga (USP), Maria dos Camelôs e Saulo (Entregadores) 

Coordenação: Bruno Durães (UFRJ)

Debatedor: Marco Aurélio Santana (UFRJ)

 

Coautores de livro lançado pela AMATRA1 em 2022

Elina Pessanha, Renata Versiani e Rodrigo Carelli são alguns dos coautores do livro (coletânea de artigos) “Direito do Trabalho: Atualidade e Perenidade”, lançado pela AMATRA1, em abril de 2022. A obra foi organizada pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, Bárbara Ferrito, pelos desembargadores Sayonara Grillo Coutinho e Eduardo Adamovich e pelo juiz Roberto Fragale. O livro tem prefácio do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Mauricio Godinho Delgado e 22 artigos científicos sobre diferentes tópicos do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho. 

Foto: UFRJ

Leia mais: NOTA PÚBLICA DA AMATRA1 

80 anos da CLT é tema de artigo do juiz Ronaldo Callado publicado no Jota

Happy hour pelos 60 anos da AMATRA1 reuniu associados(as) em sua sede

  < VOLTAR