05 de novembro de 2020 . 15:50

Edith Tourinho é eleita presidente do TRT-1 para o biênio 2021-2023

A desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho foi eleita presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região para o biênio 2021-2023, durante sessão ordinária telepresencial do Tribunal Pleno, nesta quinta-feira (5). Devido à pandemia da Covid-19, a sessão aconteceu pela plataforma digital Webex Meetings, e os votos foram computados pelo sistema e-Voto, desenvolvido pelo TRT-1. Todos os 54 desembargadores participaram da eleição, que também definiu os demais membros da nova administração do Tribunal. 

Edith Tourinho conquistou 33 votos, e a segunda colocada, desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo, recebeu 21. O mandato de dois anos da magistrada como presidente será contado a partir da data da posse, prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2021.

“Agradeço a todos que compareceram para votar, aos colegas que confiaram e votaram em mim, aos meus familiares, amigos e queridos servidores e terceirizados que torceram por mim. Farei o possível para defender nossa instituição com ética e eficiência, e não vou decepcioná-los”, afirmou a desembargadora Edith.

Leia mais: Filme ‘A família Bélier’ será tema da live cultural da AMATRA1, na sexta (6)
Filme do MPT mostra condições precárias no trabalho de produtores de fumo
AMATRA1 convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária on-line


A desembargadora Mery Bucker Caminha foi eleita vice-presidente do TRT-1, com 32 votos, à frente do desembargador Rogério Lucas Martins, com 11 votos. “Agradeço a todos pela confiança. Vou honrar o Tribunal, e sei que essa também é a intenção da Edith. Vamos conseguir isso porque trabalhamos muito. Estarei sempre pronta para dar o meu melhor em nome do Tribunal, que considero uma segunda família”, disse Mery Bucker. 

A vaga na Corregedoria será ocupada pelo desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte, eleito com 31 votos. O segundo colocado foi o desembargador Marcelo Antero de Carvalho, com 23. Já o cargo na Vice-Corregedoria será preenchido pelo desembargador Theocrito Borges Dos Santos Filho, que conquistou 39 votos.

O presidente da AMATRA1, Flávio Alves Pereira, participou da sessão e felicitou os desembargadores eleitos, assim como os responsáveis pela viabilização da votação à distância.

“Hoje foi um dia muito importante no TRT-1, quando se realizou a primeira eleição eletrônica para os cargos da Administração, tudo correndo em perfeita harmonia. Damos, assim, parabéns ao Tribunal pela solução tecnológica aqui desenvolvida. Damos também nossos parabéns aos desembargadores eleitos para os diversos cargos da Administração, desejando a todos muito sucesso na nova gestão.”

Desembargadores participaram de votação on-line para eleger nova administração do TRT-1

Saiba mais sobre a trajetória da nova presidente do TRT-1

Edith Maria Corrêa Tourinho ingressou na magistratura em 16 de junho de 1987, tendo sido promovida, por antiguidade, juíza presidente da 35ª Junta de Conciliação e Julgamento do Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1990. Ela também atuou como juíza presidente na 1ª junta de Campos de Goytacazes, na 16ª junta do Rio de Janeiro, na 5ª junta de Duque de Caxias e na 1ª junta de Magé.

Foi convocada para atuar nas Turmas e Seções Especializadas do Tribunal a partir de 1996 e, em 2 de dezembro de 2002, foi promovida desembargadora do TRT-1, pelo critério de antiguidade.

De 2013 a 2015, assumiu o posto de Ouvidora do Tribunal. Entre 2015 e 2017, dirigiu a Corregedoria. Atualmente, integra a 10ª Turma e é membro do Órgão Especial.

Veja a lista dos eleitos:

Presidente: Edith Maria Corrêa Tourinho

Vice-presidente: Mery Bucker Caminha 

Corregedor-regional: Jorge Fernando Gonçalves da Fonte

Vice-corregedor: Theocrito Borges Dos Santos Filho

Presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi): Cesar Marques Carvalho.

Diretor da Escola Judicial: Leonardo da Silveira Pacheco.

Ouvidor: José Luis Campos Xavier.

Suplente de Ouvidor: Carlos Henrique Chernicharo.

Órgão Especial: Antônio Carlos de Azevedo Rodrigues, Raquel de Oliveira Maciel, Cláudia de Souza Gomes Freire, Carlos Henrique Chernicharo, Marise Costa Rodrigues, Ivan da Costa Alemão Ferreira, Jorge Fernando Gonçalves da Fonte (representante do MPT) e José Luis Campos Xavier (representante da OAB).

Suplentes do Órgão Especial: Cláudia Regina Vianna Marques Barrozo, Jorge Orlando Sereno Ramos, Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich, Alba Valéria Guedes Fernandes da Silva, Claudia Maria Samy Pereira da Silva, Maria Helena Motta, Theocrito Borges Dos Santos Filho (representante do MPT) e Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva (representante da OAB).

Comissão do Regimento Interno: Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, Gustavo Tadeu Alkmim, Álvaro Luiz Carvalho Moreira e Cesar Marques Carvalho.

Suplentes da Comissão do Regimento Interno: Giselle Bondim Lopes Ribeiro e Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos.

Comissão de Jurisprudência e Gestão de Precedentes: Cesar Marques Carvalho, Marcelo Antero de Carvalho, Jorge Orlando Sereno Ramos, Giselle Bondim Lopes Ribeiro, Rosana Salim Villela Travesedo, Leonardo da Silveira Pacheco, Claudia Maria Samy Pereira da Silva, Carina Rodrigues Bicalho, José Nascimento Araujo Netto e Antonio Carlos de Azevedo Rodrigues.

Conselho da Ordem do Mérito Judiciário: Mery Bucker Caminha, Leonardo da Silveira Pacheco e Angelo Galvão Zamorano.

Suplente do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário: José Luis Campos Xavier.

Comissão de Vitaliciamento de Juiz do Trabalho Substituto: José Nascimento Araujo Netto, Raquel de Oliveira Maciel e Marise Costa Rodrigues.

Membro da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental: Enoque Ribeiro dos Santos.

Diretor do Centro Cultural: Ana Maria Soares de Moraes.

*Foto: divulgação/TRT-1 < VOLTAR