19 de março de 2021 . 14:03

Eficiência, inovação e saúde são focos do novo Plano Estratégico da JT

Promover o trabalho digno, garantir uma duração razoável para os processos, assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas e incrementar o modelo de gestão de pessoas em âmbito nacional são alguns dos objetivos fixados pelo novo Plano Estratégico da Justiça do Trabalho. Aprovado pela presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, o documento traça as metas a serem cumpridas pelos órgãos de todas as instâncias do Judiciário trabalhista de agora a 2026. 

O Plano Estratégico foi construído com a colaboração de diferentes integrantes do sistema de Justiça, e organizado pela rede de governança colaborativa do Poder Judiciário, destacou a ministra Maria Cristina. O texto traz a missão, a visão e os valores da JT, além de suas intenções para os próximos cinco anos. 

“O que desejamos com esse plano é que ele sirva como instrumento que permita construir uma Justiça cada vez mais efetiva, atenta aos anseios de uma sociedade fraterna, solidária, plena de oportunidades de trabalho, livre para produzir, crescer e enriquecer”, disse a ministra, na apresentação do documento.

Leia mais: Roberta Ferme aborda a desigualdade de gênero em meio à pandemia, no ConJur
Curso de conciliação e mediação da Enamat recebe inscrições até dia 28
Revista Trabalhista Direito e Processo aceita textos jurídicos sobre LGPD

A missão definida no texto é a de contribuir para a paz social e o fortalecimento da cidadania, através da efetivação da Justiça no âmbito das relações de trabalho. Como visão, consta o reconhecimento de uma JT ágil e eficiente como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do país. Entre os valores, estão o comprometimento, a ética,  a segurança jurídica, a transparência, a valorização das pessoas e o respeito à diversidade.

O plano estabelece o aprimoramento dos serviços aos usuários, dos processos internos e da gestão, e está alinhado aos macrodesafios da Estratégia Nacional do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 325/2020). Para o primeiro ano, são adotadas como obrigatórias as metas nacionais aprovadas no 14º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em novembro de 2020. 

Ao todo, são sete metas, que tratam de temas como a integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário; o estímulo à conciliação; a promoção da saúde de magistrados e servidores; a redução da taxa de congestionamento de processos (diminuição dos casos pendentes); e o incremento do número de processos eletrônicos. Por meio de indicadores, a JT vai poder acompanhar o cumprimento do que foi determinado. Novas metas poderão ser acrescentadas a partir de 2022.

Clique aqui para ler a íntegra do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026. < VOLTAR