12 de janeiro de 2021 . 12:56

Município do Rio se compromete a pagar trabalhadores da saúde até quarta (13)

Com salários e benefícios trabalhistas atrasados, profissionais da saúde da cidade do Rio de Janeiro, que estão na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, devem receber os salários referentes a dezembro de 2020 até esta quarta-feira (13). A Procuradoria do Município do Rio de Janeiro se comprometeu com os pagamentos durante a audiência virtual de conciliação na Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do TRT-1, presidida pelo desembargador Cesar Marques Carvalho. Na audiência, a Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (Riosaúde) confirmou a informação.

Para possibilitar a conferência dos sindicatos dos trabalhadores, a Procuradoria também se comprometeu a apresentar a relação dos repasses das quantias até a quinta-feira (14). Assim, as associações vão poder indicar as prestadoras de serviço que não efetivaram os pagamentos após receberem os valores do Município do Rio.

Leia mais: Juiz ordena reintegração de empregado do Itaú demitido durante afastamento
Veja as datas sem expediente na Justiça do Trabalho do Rio em 2021
Nota de pesar pelo falecimento da juíza aposentada Marilda Moraes


A conciliação não definiu, no entanto, a data para o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos profissionais. Os representantes do Município afirmaram que a entidade está em busca da verba suficiente para repassar às prestadoras de serviço. Para tratar o tema, foi marcada uma nova audiência para a quinta-feira (21), às 14h. 

Além dos representantes do Município do Rio de Janeiro e da Riosaúde, participaram da audiência de conciliação os representantes dos sindicatos dos trabalhadores de diferentes categorias (enfermeiros, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, técnicos auxiliares de farmácia, agentes comunitários de saúde) e do Coletivo de Saúde Bucal.

Também estiveram presentes representantes das prestadoras de serviços - Instituto Gnosis, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Instituto de Desenvolvimento Institucional e Ação Social (Ideas) e Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim (Cejam).

*Com informações do TRT-1
**Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio < VOLTAR