14 de maio de 2021 . 12:38

AMATRA1 vai abordar documentário sobre exploração sexual infantil, em live

Para marcar o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, a AMATRA1 vai promover um debate sobre o documentário “Um crime entre nós”. A 2ª vice-presidente da entidade, juíza do Trabalho Adriana Leandro, e a assistente social do Camp Mangueira Jaqueline Marques vão conversar sobre a obra, destacando a importância de lutar contra as violações de direitos desta parcela da população. A live será transmitida pelo canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook, a partir das 19h.

Lançado em 2020, o documentário mostra a realidade de milhares de crianças e adolescentes do Brasil, que ocupa o segundo lugar no ranking mundial de ocorrências de exploração sexual infantil. Além de relatos de vítimas, a produção também entrevista psicólogos, sociólogos e ativistas, como o médico Drauzio Varella, o apresentador Luciano Huck e a youtuber Jout Jout, atuantes no combate aos abusos. 

Leia mais: Em um mês, campanha contra violência infantil ganha apoio de instituições
Brasil ainda enfrenta trabalho escravo e racismo, 133 anos após Lei Áurea
TST concede estabilidade a trabalhadora demitida durante gravidez

“A exploração sexual infantil aumentou significativamente na pandemia, principalmente em pontos perto de estradas e rodovias. Por isso, mais do que nunca, precisamos falar sobre essas violações, para que casos como o da Araceli, uma menina de oito anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, que infelizmente se repetem a todo instante, sejam evitados”, afirma Adriana Leandro, citando o caso que motivou a instituição da data de combate pela Lei nº 9.970/2000. Araceli Cabrera foi morta em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, e encontrada dias depois, já em estado avançado de decomposição.

“O documentário traz uma triste e real estatística dessa violência, praticada com maior ênfase contra as meninas”, completa a juíza.

Para a assistente social Jaqueline Marques, o dia dedicado ao combate ao abuso e à exploração reforça a importância da atuação individual de cada agente social contra o problema. 

“A sociedade subjuga crianças e adolescentes, além de fechar os olhos para algo que já existe há anos. É preciso falar sobre proteção, autocuidado e meios para se denunciar casos de exploração e abuso sexual. O documentário nos fala um pouco sobre essa realidade tão avassaladora e cruel que existe no Brasil e que rouba tantas infâncias e juventudes.”

“Um crime entre nós”, dirigido pela cineasta Adriana Yañez, está disponível no Globoplay e no Video Camp

Veja o trailer:


Live sobre o documentário “Um crime entre nós”
Data: terça-feira, 18 de maio de 2021
Horário: 19h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook < VOLTAR