06 de novembro de 2020 . 15:36

Em vídeos, personalidades participam da campanha em defesa da infância

A campanha “Todas as crianças são nossas. Proteja-as!”, em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens do Brasil, está recebendo apoio de personalidades. Em vídeos publicados nas redes sociais da AMATRA1 e de outros parceiros da ação, o carnavalesco e cenógrafo Milton Cunha e a influenciadora digital Amanda Britto alertam sobre a situação desta parcela da população. Durante os próximos meses, outros artistas e defensores da causa também vão unir esforços contra as violações dos direitos fundamentais que impedem o desenvolvimento saudável dos cidadãos.

Os danos sofridos por milhares de brasileiros em decorrência da vulnerabilidade social são destacados por Milton Cunha. “São marcas da pobreza e da desigualdade que ressaltam na nossa sociedade. É preciso defender nossas crianças, garantindo-lhes atenção, educação e cuidados verdadeiros, desde os primeiros anos de vida”, disse.

Amanda Britto fala sobre os dados de estupro de crianças e adolescentes no Brasil. De acordo com o DataSUS, nasceram, em 2018, 21.172 bebês gestados por meninas de idade entre 10 e 14 anos, vítimas de presumido estupro de vulnerável. “A infância e a adolescência devem ser preservadas”, alerta a influenciadora digital.

Leia mais: Juízas Karime Loureiro e Marcela Cavalcanti tomam posse no TRT-1
Edith Tourinho é eleita presidente do TRT-1 para o biênio 2021-2023
Filme do MPT mostra condições precárias no trabalho de produtores de fumo

Acompanhe a AMATRA1 nas redes sociais para conferir os demais vídeos e se engajar na campanha. As produções serão divulgadas toda terça-feira, no Instagram, no Facebook e no Twitter da associação.

Lançamento teve debates com autoridades e adolescentes

A ação foi lançada na terça-feira (27), com um dia de lives no canal da OAB-RJ no YouTube. O presidente da AMATRA1, Flávio Alves, a 2ª vice-presidente, Adriana Leandro, coordenadora do Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil-RJ, e outras autoridades participaram da primeira parte do evento on-line.

Já a segunda etapa contou com rodas de conversa sobre pautas de absoluta prioridade com estudantes e representantes de instituições, estimulando o protagonismo de adolescentes e jovens na campanha. A diretora da AMATRA1 Gloria Mello, desembargadora aposentada e integrante do Colegiado do Fepeti-RJ, a procuradora do Trabalho Maria Vitória Sussekind e outras membros das instituições organizadoras e apoiadoras também participaram.

Carta de adesão à campanha

Pessoas físicas e entidades da sociedade civil também podem participar da campanha para proteger os direitos de crianças, adolescentes e jovens, por meio da assinatura da Carta de Intenção para Adesões, disponível na página do Acordo de Cooperação, no site da AMATRA1.

Ao assinar, os participantes assumem os compromissos de divulgar permanentemente a campanha nos canais de comunicação; incluir em pautas e disponibilizar recursos para ações de prevenção a violações e de proteção aos direitos de crianças, adolescentes e jovens; estabelecer parcerias e privilegiar a articulação interinstitucional em estratégias e políticas para a promoção da proteção integral devida a crianças, adolescentes e jovens; e propiciar e garantir, nas tomadas de decisão para definição de estratégias e políticas, a participação e o protagonismo de adolescentes e jovens.

Clique aqui para preencher o formulário. 

A campanha “Todas as crianças são nossas. Proteja-as!” é organizada pelo Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro - do qual a AMATRA1 é signatária -, pela OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro) e pelo Fepeti-RJ (Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente).

Também participam da iniciativa o Ministério Público do Trabalho (MPT), o TRT-1, a Superintendência do Trabalho do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a Anamatra, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, a Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ) e o Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional (FEAP-RJ). < VOLTAR