09 de junho de 2020 . 14:08

Emicida e Drik abordam trabalho infantil em ‘Sementes’, lançada nesta terça (9)

“É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade.” A letra faz parte da música “Sementes”, lançada pelos rappers Emicida e Drik Barbosa, nesta terça-feira (9). A obra integra a campanha nacional contra o trabalho infantil, organizada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), pela Justiça do Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), e propõe uma reflexão sobre a exploração de crianças e adolescentes no Brasil às vésperas do dia 12 de junho, em que se comemora o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Na letra, os artistas relacionam o desenvolvimento infantil com o das sementes, afirmando que ambos não devem sofrer pressão para crescer e florescer. Eles relatam os danos psicológicos e físicos que crianças e adolescentes forçados a trabalhar podem sofrer. 


“A persistente falta de atenção dada ao trabalho infantil, algo que vem bem antes dessa pandemia surgir, se agrava ainda mais neste período, que deveria ser de paralisação e isolamento, mas resulta no inverso: mais crianças sendo empurradas para uma situação de trabalho desumano”, ressaltou Emicida.

Leia mais: AMATRA1 adere ao manifesto pela defesa da democracia e do Judiciário
Diferenças culturais são debatidas por Helen e Cabral em live da AMATRA1
Roberto Fragale publica artigo ‘Escolhas pós-pandemia’, no Jota


A música também destaca a desigualdade social ao mencionar que muitas atividades são desenvolvidas por crianças negras da periferia. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) 2016, cerca de 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estão em situação de trabalho infantil no país. Destes, 1,4 milhão são negros.

Durante a participação, Drik narra a história de uma menina de oito anos que queria brincar, mas precisava trabalhar em casas de família em troca de comida. Essa realidade é enfrentada por milhares de brasileiras, maioria quando se trata de trabalho doméstico, que são impedidas de viver a infância e estudar.

Em 2020, a campanha nacional tem como tema “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”. A iniciativa visa conscientizar a sociedade e o Estado sobre a necessidade de proteger as crianças e adolescentes da exploração, especialmente diante da vulnerabilidade socioeconômica consequente da crise gerada pelo novo coronavírus.

Clique aqui para ouvir a música “Sementes”, disponível em plataformas de streaming como o Spotify.

Veja o clipe:

< VOLTAR