03 de abril de 2019 . 18:27

Evandro Valadão integra a lista tríplice para o TST

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) Evandro Pereira Valadão Lopes, ex-presidente da AMATRA1, integra a lista de tríplice de promoção à vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O magistrado foi escolhido como o terceiro da lista, em sessão do Pleno do Tribunal, nesta quarta-feira (3). Em segundo escrutínio, ele obteve 14 votos contra 12 da desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, do TRT-9 (PR).

O primeiro nome da lista tríplice é o desembargador Wilson Fernandes, do TRT-2 (SP); o segundo é o desembargador Francisco Rossal, do TRT-4 (RS). No total, 20 magistrados se inscreveram para concorrer à vaga, aberta em decorrência da aposentadoria da ministra Maria de Assis Calsing.

A lista tríplice, definida em votação secreta, será encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem cabe a indicação dos integrantes de Tribunais Superiores. Antes da nomeação, o escolhido será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e, uma vez aprovado, seu nome será submetido ao plenário Casa.

Trajetória

Natural do Rio de Janeiro, Evandro Pereira Valadão Lopes ingressou na magistratura do trabalho em 1989 no cargo de juiz do trabalho substituto e, em 1993, foi promovido a juiz titular. Atuou em Varas do Trabalho na capital, em Nova Iguaçu, Macaé e Nilópolis.

Em 2003, foi promovido a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), onde presidiu a Comissão Examinadora da Prova de Sentença e dirigiu a Escola Judicial no biênio 2013/2015. Foi, ainda, presidente da AMATRA1 de dezembro de 1999 a dezembro de 2001

Confira a íntegra da sessão:

< VOLTAR