27 de agosto de 2019 . 12:33

Evandro Valadão é empossado solenemente como ministro do TST

A posse solene do desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes como ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) será nesta quarta-feira (28), às 17h, em Brasília. O ex-presidente da AMATRA1 foi empossado administrativamente em 4 de julho pelo presidente do TST, Brito Pereira, para integrar a 7ª Turma e a Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2). Valadão ocupa vaga reservada a magistrados de carreira da Justiça do Trabalho, disponível após a aposentadoria da ministra Maria de Assis Calsing.

A indicação de Evandro Valadão ao cargo de ministro foi aprovada por unanimidade no Senado, em 18 de junho. Antes da votação dos senadores, o magistrado havia sido sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, no dia 12. O desembargador integrou a lista tríplice elaborada pelo TST em abril e foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Trajetória

Natural do Rio de Janeiro, Evandro Pereira Valadão Lopes ingressou na magistratura do Trabalho em 1989 no cargo de juiz do Trabalho substituto e, em 1993, foi promovido a juiz titular. Atuou em varas do Trabalho na capital, em Nova Iguaçu, Macaé e Nilópolis. 

Em 2003, foi promovido a desembargador do TRT-1, onde presidiu a Comissão Examinadora da Prova de Sentença e dirigiu a Escola Judicial no biênio 2013/2015. Foi, ainda, presidente da AMATRA1 de dezembro de 1999 a dezembro de 2001.

*Foto: Pedro França/Agência Senado < VOLTAR