21 de novembro de 2022 . 14:11

Fernanda França lança seu primeiro livro de crônicas e contos na Flip

A obra "Do Céu ao Inferno em Quinze Minutos com Direito a Retorno (ou o Amor e suas Dualidades)", da escritora Fernanda França de Oliveira, será lançada na 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no próximo final de semana. Publicada pela Editora Ases da Literatura, a versão digital já está disponível nos sites Amazon, Lojas Americanas, Ponto Frio e Casas Bahia. Além de escritora, Fernanda é servidora pública e casada com o associado da AMATRA1, juiz Munif Saliba Achoche.

O livro aborda as relações humanas sob uma perspectiva sensível e bem-humorada. Segundo a escritora, a obra “perpassa muitas temáticas que considero importantes, como o amor, a saudade, a empatia - e a falta dela -, o racismo, a homofobia, a depressão, a infertilidade, entre muitos outros”.

Leia mais Conheça as ações das diretorias da AMATRA1 no Mês da Consciência Negra

Ministro André Mendonça interrompe julgamento sobre o contrato intermitente

MPT-RJ promove live sobre ‘Racismo nas Relações de Trabalho’ nesta quinta (17)

A participação na Flip será no domingo (27), das 18h às 20h, junto ao grupo “Escreva Garota!”, que incentiva a escrita de mulheres. “Estou animada com o lançamento na Flip. Nunca fui a uma Flip, e jamais imaginei que a minha primeira participação em uma fosse como escritora. A expectativa é de conhecer pessoas e histórias interessantes, aprender e trocar experiências com elas. A literatura é uma maneira de nutrir-se, e é isso que eu pretendo fazer em Paraty”, disse Fernanda.

O livro é o primeiro só da escritora, que já havia colaborado no "Quarta e Anteontem", da Editora Bestiário, e publicado um conto no volume 5 da antologia “Elucidação”, da  Editora Ases da Literatura. Servidora pública há 12 anos, a literatura sempre a acompanhou desde a infância. Porém, o desejo de escrever só se concretizou em 2017, quando começou a participar de oficinas de escritores. “A partir daí, nunca mais parei. Eu tinha me esquecido da sensação de nem ver o tempo passar fazendo alguma coisa, e isso foi reencontrado na literatura - escrevendo, ouvindo pessoas, lendo. Criei uma conta no Instagram chamada @umpedevento e iniciei o processo de tornar meus escritos públicos”.

A ideia para escrever "Do Céu ao Inferno em Quinze Minutos com Direito a Retorno (ou o Amor e suas Dualidades)" começou quando a produção de textos da escritora aumentou. “Fiz um compilado com vários deles, com muitos ajustes, e descobri que já tinha um livro pronto. Enviei-o quando abriu uma chamada de originais na Ases da Literatura e, logo em seguida, recebi uma resposta positiva para a publicação do livro”, afirmou.

Fernanda já planeja seus próximos passos como escritora. “Em 2021 e 2022 tive o prazer de ver meu nome em capas de livros, aqueles mesmos livros que sempre me acompanharam desde criança. E agora estou cheia de planos e propósitos, com a certeza de que não vou abandonar outra vez algo que me faz tão viva.” < VOLTAR