07 de outubro de 2020 . 14:24

Filme ‘Como era verde meu vale’ é tema da live cultural desta sexta (9)

Um clássico em preto e branco que debate assuntos atuais será o tema da live cultural da AMATRA1, nesta sexta-feira (9). Lançado em 1941 e vencedor de cinco categorias do Oscar, “Como era verde meu vale” levanta questões sobre as condições precárias de trabalho, justiça social e degradação do meio ambiente. O filme será debatido pelo procurador do Trabalho e diretor da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) Bruno Martins Mano Teixeira (PRT/12 - SC) e pela professora Regina Horta Duarte (Fafich/UFMG). O encontro será mediado pela juíza do Trabalho Anelise Haase de Miranda e transmitido no canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook, a partir das 17h.

A história é contada através das lembranças de Huw Morgan, especialmente de sua infância na cidade Rhondda Valley, no País de Gales, onde a família morava e seu pai e os irmãos mais velhos trabalhavam em uma mina de carvão. A eclosão de uma greve trabalhista está entre os acontecimentos relembrados por Huw, e o fato acaba dividindo a família - o patriarca se recusa a participar do movimento, mas os irmãos aderem à greve.

Para Teixeira, apesar de ser ambientada na virada do século passado, a obra fala de assuntos em evidência hoje em dia. “Maniqueísmo. Demonização de movimentos sociais. Fuga para outros países em busca de oportunidades, bullying, condições precárias de trabalho, fake news, degradação do meio ambiente são situações presentes em 2020. Em ‘Como era verde meu vale’, porém, as mesmas situações ocorrem por volta de 1870”, afirma o procurador do Trabalho.

Leia mais: Empresas conveniadas oferecem benefícios aos associados da AMATRA1
Debate da AMATRA1 sobre filme ‘Culpa’ inspira artigo do desembargador Couce
Trajetória de Ruth Bader Ginsburg mudou o mundo, diz João Archegas


Regina vai analisar o enfoque do filme sobre as condições de vida e trabalho de famílias operárias da mina, entre o final do século 19 e início do século 20. “Como historiadora, abordarei aspectos da história operária, mas também as relações entre história ambiental e justiça social”, diz a professora.

Ela ressalta que a saúde e o bem-estar dos mineiros e de seus familiares eram afetadas pela degradação do meio físico. “Os vales não eram mais verdes, e a felicidade parecia cada vez mais distante para os corajosos personagens.”

Para a magistrada Anelise, a produção provoca reflexões sobre diferentes questões, como trabalhos penosos, visão a respeito do sindicato, o papel da mulher e da criança na sociedade e a exploração do homem e do meio ambiente.

“É um filme em preto e branco, com música e fotografia que remetem a uma outra linguagem e tempo, convidando-nos a uma viagem ao passado, que também pode fazer repensar o presente e o futuro de relações e leis trabalhistas”, completa.

Live sobre o filme “Como era verde meu vale”
Data: sexta-feira, 9 de outubro
Horário: 17h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook < VOLTAR