22 de outubro de 2020 . 14:36

Filme sobre Mujica, ‘A noite de 12 anos’ será tema da live cultural de sexta

O período de prisão e tortura vivido por José Mujica durante a ditadura militar do Uruguai, retratado no filme “A noite de 12 anos”, será debatido na live cultural da AMATRA1 desta sexta-feira (23). Pepe Mujica, como é conhecido, foi um dos presos políticos do regime antidemocrático do país que viria a presidir anos mais tarde. Com mediação do juiz do Trabalho Ronaldo Callado, ex-presidente da AMATRA1, a conversa terá a juíza e escritora Andréa Pachá (TJ-RJ) e a desembargadora do Trabalho Giselle Bondim como debatedoras. A live será transmitida a partir das 17h, no canal da associação no YouTube e no Facebook.

O filme remonta a luta pela sobrevivência de Pepe Mujica e seus companheiros de resistência do Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros, mantidos como presos políticos. O confinamento durou doze anos, entre 1973 e 1985 ― todo o período do regime ditatorial uruguaio.

“Resgataremos uma ‘página infeliz’ da história do Uruguai que, assim como o Brasil, foi assombrado pela ditadura militar. É sempre importante falar desse período, principalmente agora, quando alguns proclamam a volta do regime militar. O tema é, por isso mesmo, mais que oportuno”, afirma Ronaldo Callado, diretor da AMATRA1 e de Comunicação da Anamatra.

Leia mais: Campanha ‘Todas as crianças são nossas. Proteja-as!’ será lançada na terça (27)
AMATRA1 inicia curso de formação de professores do Programa TJC
Magistradas abordam segregação social do filme ‘Os Miseráveis’, em live cultural


A juíza Andréa Pachá destaca a relevância de debater os temas levantados pelo filme, especialmente após o Brasil entrar para a lista de países com restrições à liberdade de expressão, no estudo global da ONG Artigo 19. Segundo o levantamento, o país lidera o ranking de maiores quedas em relação ao direito, e está na 94ª colocação, entre as 161 nações analisadas.

“Na semana em que o Brasil aparece como um exemplo de retrocesso em liberdade de expressão no mundo, nada mais conveniente do que conversar sobre arbítrio, violência e aprisionamento. Não são apenas as grades que silenciam. Vamos falar sobre Justiça e liberdade”, afirma.

Nascido em Montevidéu, em 1935, Mujica dedicou sua vida às causas políticas. Além de integrar o grupo dos Tupamaros, foi eleito senador, deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e presidente do Uruguai (2010-2015). 

A última passagem pela política foi entre 2019 e 2020, quando abriu mão de sua aposentadoria para se candidatar ao Senado. Nesta terça-feira (20), motivado pela pandemia da Covid-19, Pepe Mujica, que sofre de uma doença autoimune, renunciou ao cargo, aos 85 anos.

O filme “A noite de 12 anos” está disponível na Netflix

Veja o trailer:
< VOLTAR