29 de abril de 2021 . 13:50

Guilherme Feliciano inaugura foto na galeria de presidentes da Anamatra

O juiz do Trabalho Guilherme Guimarães Feliciano inaugurou, nesta quarta-feira (28), seu retrato na galeria de presidentes da Anamatra, entidade que presidiu de 2017 a 2019. Devido à pandemia da Covid-19, a solenidade de aposição da foto foi híbrida, com poucos participantes presenciais e transmissão nas plataformas digitais da associação. Entre outras autoridades, participaram da cerimônia a atual presidente, Noemia Porto; o presidente eleito, Luiz Antonio Colussi; o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho; o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; e o vice-presidente judicial do TRT-15 (Campinas), Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani.

“A homenagem é feita a mim apenas por uma questão de protocolo; mas, evidentemente, esta placa e esta fotografia são representativas de todos os que estiveram comigo, que venceram as batalhas e combateram o bom combate ao meu lado”, afirmou Feliciano. O juiz do TRT-15 agradeceu a todas as autoridades, familiares e amigos que participaram da solenidade e, especialmente, aos companheiros de gestão na entidade. Ele citou nominalmente cada membro da diretoria, indicando suas qualidades individuais.

Feliciano agradeceu diretoria de sua gestão à frente da Anamatra

“É uma palavra de agradecimento a quem esteve comigo durante esses dois anos, enfrentando as mesmas dificuldades e agruras, e que sabem, como eu, o quão difícil foi levar adiante as expectativas e os interesses da Magistratura e do Estado social durante aquele período.”

Noemia Porto falou da importância da cerimônia para a reflexão sobre a força do movimento associativo, da organização política da magistratura do Trabalho e do papel da Anamatra na “construção identitária do que é ser magistrada e magistrado trabalhista no Brasil”. A juíza destacou o trabalho coletivo dos membros da Anamatra para seu crescimento como interlocutora social e política.

Leia mais: Anamatra lança obra sobre 15 anos da ampliação da competência da JT
Trabalho precário acidenta, adoece e mata, afirma médica sanitarista
Bárbara Ferrito no Globo: Direito reforça desigualdades de gênero no trabalho

“Ao mesmo tempo em que se exalta o coletivo, é fundamental celebrar a força viva de mulheres e de homens que fizeram, fazem e farão a história da Anamatra. Guilherme Guimarães Feliciano é um desses homens imprescindíveis, que foi capaz de liderar mulheres e homens no memorável biênio 2017-2019, que sentiu os ventos das turbulências políticas, de uma reforma trabalhista aprovada a toque de caixa, de uma multiplicidade de iniciativas que colocaram em xeque os predicamentos da magistratura, incluindo temas remuneratórios e previdenciários, dentre tantos e muitos outros acontecimentos”, afirmou.

Eleito presidente para o biênio 2021/2023, Colussi relembrou sua participação na diretoria da associação durante a gestão de Feliciano. “Foram dois anos intensos, marcantes. Não havia tarefa ou atividade que o Guilherme não se dispusesse a fazer e a dividir com seus diretores. Sua generosidade, capacidade e liderança ficarão para sempre em nossas mentes e corações. Foi um presidente extraordinário”, afirmou Colussi, ressaltando a atuação do colega de magistratura na defesa das prerrogativas e direitos dos associados e também na defesa dos direitos sociais e da Justiça do Trabalho.

Colussi, Noemia Porto e Feliciano durante solenidade de inauguração de foto na galeria de ex-presidentes da Anamatra

Por videoconferência, o vice-presidente do TST, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, afirmou ser essencial a união das instituições para a construção de um país mais justo. “A aposição da foto neste momento traz um significado muito relevante, que diz respeito ao esforço de um trabalho conjunto na construção de um país melhor, de uma atuação profissional dos magistrados em condições adequadas e de sua significação no cenário nacional”, disse.

O ministro do TST Aloysio Corrêa da Veiga, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, enfatizou a atuação de Feliciano, especialmente no âmbito associativo. “Essa homenagem, no sentido de descerrar a placa com o retrato pela sua presidência e brilhante atuação como presidente da Anamatra, não representa não só o retrato na parede, mas a imortalidade daquele que naturalmente exerceu tão bem a atividade associativa.”

A luta de Guilherme Feliciano em favor da magistratura trabalhista foi mencionada pelo presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que também falou do trabalho da Anamatra pelo aperfeiçoamento da justiça social. 

“Guilherme Feliciano é merecedor de todas as homenagens. Ele que, além de possuir uma capacidade intelectual e acadêmica irretocável, sempre atuou com equilíbrio, com bom-senso, com firmeza e, sobretudo, com o sentimento de harmonia em defesa da Magistratura do Trabalho”, afirmou Martins.

Outras competências de Feliciano, como sua dedicação, esforço e competência, foram destacadas pelo desembargador Francisco Alberto Giordani, do TRT-15 (Campinas), onde conviveu com o magistrado homenageado. “O Guilherme faz jus a esse momento, porque foi presidente da Anamatra em uma época em que era acentuada a dificuldade de existir como magistrado do Trabalho no Brasil.”

Além das homenagens, também foi apresentado um vídeo resumindo a trajetória de Guilherme Feliciano à frente da Anamatra. Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Veja o evento na íntegra:
< VOLTAR