19 de maio de 2023 . 11:10

Happy hour pelos 60 anos da AMATRA1 reuniu associados(as) em sua sede

Nesta quinta-feira (18), cerca de 80 associadas e associados reuniram-se na sede da AMATRA1 para a confraternização em homenagem aos 60 anos da associação, que serão completados oficialmente no domingo (21). O evento contou com coquetel, discurso e descerramento de placa comemorativa, em clima alegre e descontraído.   

“São seis décadas de história. Uma história que praticamente se confunde com a da Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro. Aquela associação despretensiosa, gestada desde 1958, em encontros semanais no Itahy, com os juízes da época, nasceu, cresceu e rendeu frutos”, disse o presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado.

Em seu discurso, Callado relembrou momentos marcantes da história da AMATRA1 desde sua fundação. “A atuação durante a ditadura militar; a participação efetiva – junto com outras entidades de classe – na promulgação da LOMAN; os embates com a administração do Tribunal, especialmente para com gestores que ultrajavam a moralidade pública e com nítidas pretensões políticas; a luta contra a representação classista; o abraço simbólico ao TRT quando, na CPI do Judiciário, a Justiça do Trabalho virou a bola da vez; a caminhada até o TJRJ, naquilo que se denominou chamar de greve da magistratura; a tomada de medidas necessárias após o incêndio no TRT; e, mais recentemente, o enfrentamento às questões advindas da pandemia do Coronavírus.”

Leia mais: Inscrições para debate sobre os 80 anos da CLT vão até 26 de maio

Julgamento com perspectiva de gênero é tema da Revista Trabalhista

AMATRA1 tem reunião na Alerj para tratar do trabalho escravo no Rio

Ronaldo Callado também citou juízes(as) que se destacaram no movimento associativo ao longo desses 60 anos e ex-presidentes da associação. Alguns deles estavam presentes no evento, como Eliete Telles, Nélie Perbeils, Aurora Coentro, Cláudio Montesso, Luciana Neves, Áurea Sampaio, Paulo Périssé, Cléa Couto e Flávio Alves Pereira. O presidente ainda agradeceu aos colegas de diretoria e, aos mais novos, recomendou que lessem o livro que conta a história da AMATRA1 até seus 45 anos.



O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, ao centro, com os ex-presidentes da associação Paulo Périssé, Luciana Neves, Aurora Coentro, Cláudio Montesso, Eliete Telles, Cléa Couto, Áurea Sampaio, Flávio Alves Pereira e Nélie Perbeils

Por fim, parafraseou o ex-presidente Sérgio Moreira: “Se das janelas da AMATRA1 descortinei as mazelas de um mundo ainda injusto, delas pude também perceber que existem soluções. Tudo dependerá de nós, da união das nossas forças, da vontade de mudar, da coragem de conquistar”. E encerrou assim: “A você que demanda, postula, faz críticas construtivas e que, com isso, torna-se o motor propulsor de nossa entidade, o meu muito obrigado.”

A 1ª vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro de Sousa Freitas, também é grata. Segundo Adriana, “são 60 anos de conquistas através de uma atuação firme, respeitosa e humana. Participar do movimento associativo é ao mesmo tempo honroso e desafiador. Aprender a lidar com o coletivo, a escolher os melhores passos, angariar vitórias e, às vezes, derrotas são experiências que se leva para a vida. Sou muito grata a todos que fazem parte dessa história. Cada associado, dirigente ou não, tem sua parcela de participação para o sucesso da associação”, afirmou.  

Confira a galeria de fotos do evento, no Espaço do Associado

Sobre a AMATRA1

A AMATRA1 foi fundada em 21 de maio de 1963, no Rio de Janeiro, com sede no gabinete da 8ª Junta de Conciliação e Julgamento. Originada a partir de um movimento dos juízes na década de 1950, em prol da valorização da categoria, a associação cresceu e, desde então, atua firmemente pelo fortalecimento da magistratura trabalhista do Rio de Janeiro. Para associar-se, entre em contato pelo email secretaria@amatra1.com.br. 

Conheça todos os ex-presidentes da AMATRA1, desde sua fundação

Conheça o estatuto que rege a AMATRA1 < VOLTAR