20 de maio de 2021 . 17:34

Juiz Luiz Antonio Colussi toma posse como presidente da Anamatra

Com discurso em defesa da democracia e do fortalecimento da Justiça do Trabalho, o juiz Luiz Antonio Colussi foi empossado presidente da Anamatra, nesta quarta-feira (19). Colussi e os demais 16 membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, entre eles os diretores da AMATRA1 Ronaldo Callado e Benimar Medeiros, vão ficar à frente da entidade até 2023. 

A cerimônia foi híbrida (presencial e virtual), com transmissão pelo canal da Anamatra no YouTube e no Facebook. Estiveram presentes a atual vice-presidente, Luciana Conforti, e a ex-presidente Noemia Porto. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi, participaram virtualmente da solenidade.

“Falar de democracia não é apenas falar do seu aspecto formal, com o conjunto das instituições que caracterizam este regime político. É falar, também, de liberdade de pensamento, de expressão e de associação; é dizer não ao autoritarismo em todas as suas formas. É, sobretudo, falar de efetividade, de resultados, de igualdade jurídica, de eliminação de desigualdades econômicas, de respeito e de cidadania”, disse Colussi.

Solenidade de posse foi telepresencial e transmitida nas redes sociais

Leia mais: AMATRA1 faz live musical para comemorar aniversário, nesta sexta (21)
Abuso sexual de crianças ocorre todo dia, e perto de nós, afirma Adriana Leandro
Brasil registra mais de 6 mil casos de violência sexual infantil em 2021

O juiz antecipou os desafios que sua gestão terá de enfrentar, especialmente por conta da prevalência do capital em detrimento dos direitos dos trabalhadores assegurados constitucionalmente e da flexibilização e precarização dos direitos sociais.

“A palavra do momento não pode ser outra que não ‘resistência’. Desde as pontuais mudanças legislativas até grandes reformas, como a de 2017. Porque nenhuma mudança legislativa pode ser positiva se é materializada às custas da vida, da saúde e da dignidade.”

O presidente da Anamatra falou da importância de se defender a magistratura trabalhista e a ampliação de sua competência. “Vivemos, sim, um mundo do trabalho mais moderno, marcado, por exemplo, pelo trabalho nas plataformas digitais, pela tecnologia, e que demanda um olhar ainda mais preciso da Justiça do Trabalho. Uma Justiça que aceite um mundo do trabalho único, formado não por empregados, mas por seres humanos. Que enxergue a ampliação da competência como um caminho aberto e preciso para dar efetividade ao Direito do Trabalho, enquanto Justiça social adequada e compatível com os tempos atuais”, ressaltou.

O presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux, ressaltou a importância da Justiça trabalhista para a sociedade, enfatizando sua atuação como auxílio ao Supremo na contenção da pandemia. “Desejo ao empossando e à Anamatra muito sucesso para esta nova administração. Estejam cientes de que sempre terão o braço amigo do STF para apoiar as justas reivindicações desse segmento tão importante da Justiça brasileira. Parabéns à Anamatra e à Justiça do Trabalho”, disse Fux.


A ministra Cristina Peduzzi, presidente do TST, destacou o legado de trabalho, empenho e preocupação com o Direito Constitucional deixado pela gestão de Noemia Porto para a Anamatra. E pontuou que Colussi também traz considerável experiência adquirida na gestão anterior e em outros cargos diretivos. 

“Desejo que busquem justiça com equidade e que desenvolvam a cooperação e integração da Justiça do Trabalho neste propósito. No atual contexto da pandemia, a representação e a defesa dos interesses dos magistrados do Trabalho ganham novos desafios, em razão não só das metamorfoses da Revolução 4.0, mas das mudanças específicas que ocorrem no modo de prestar a jurisdição. É hora de reafirmar a força das instituições como patrimônio de um povo democrático.”

Noemia Porto homenageou diretores, familiares e trabalhadores da Anamatra

Ao transmitir o cargo para o atual presidente, Noemia Porto agradeceu aos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal de seu mandato, aos seus familiares e aos trabalhadoras e trabalhadores da Anamatra, destacando os desafios enfrentados por todos no período, especialmente por conta da pandemia da Covid-19. A juíza também falou da atuação política pelos direitos e prerrogativas dos magistrados, pela defesa dos direitos sociais e pelo combate às desigualdades.

“Olhando para esse percurso, construído em cada etapa pelo conjunto da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, pelas presidentes e pelos presidentes das Amatras e pela participação eloquente das associadas e dos associados, posso dizer que todos nós ‘Somos + Anamatra’ e que projetamos para o futuro uma ‘Anamatra Forte e Unida’”, afirmou.

Noemia confia que a nova diretoria vai desempenhar um bom trabalho no comando da Anamatra. “Eu estou confiante, meu caro Colussi, queridas diretoras e diretores eleitos e empossandos. Confiante no futuro que vocês representam. Sorte, sucesso, amizade e sorrisos.”

Também participaram da cerimônia autoridades dos três poderes, ex-presidentes da Anamatra, membros do Conselho de Representantes, magistrados, membros do Ministério Público do Trabalho, advogados, dirigentes sindicais, representantes do Município de Passo Fundo (RS), cidade Natal do juiz Colussi, entre outras.

Veja os integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal:

Presidente:
Juiz Luiz Antonio Colussi (Amatra 4/RS)
Vice-Presidente:
Juíza Luciana Paula Conforti (Amatra 6/PE)
Secretaria-Geral:
Juíza Viviane Maria Leite de Faria (Amatra 5/BA)
Diretoria Administrativa:
Juiz Ronaldo da Silva Callado (Amatra 1/RJ)
Diretoria Financeira:
Juiz Ronaldo Solano Feitosa (Amatra 7/CE)
Diretoria de Comunicação Social:
Juíza Patrícia Pereira de Sant´Anna (Amatra 12/SC)
Diretoria de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos:
Juiz Marco Aurélio Marsiglia Treviso (Amatra 3/MG)
Diretoria de Assuntos Legislativos:
Juiz Valter Souza Pugliesi (Amatra 19/AL)
Diretoria de Formação e Cultura:
Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes (Amatra 15/Campinas e Região)
Diretoria de Eventos e Convênios:
Juíza Rosarita Machado de Barros Caron (Amatra 10/DF e TO)
Diretoria de Informática:
Juiz Jônatas dos Santos Andrade (Amatra 8/PA e AP)
Diretoria de Aposentados:
Juíza Benimar Ramos de Medeiros Marins (Amatra 1/RJ)
Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos:
Juíza Patrícia Almeida Ramos (Amatra 2/SP)
Conselho Fiscal:
Juiz Felipe de Magalhães Calvet (Amatra 9/PR)
Juíza Dayna Lannes Andrade (Amatra 23/MT)
Juiz Higor Marcelino Sanches (Amatra 21/RN)
Juiz Marcelo Rodrigo Carniato (Amatra 13/PB) - suplente < VOLTAR