24 de setembro de 2021 . 13:02

Juíza Roberta Ferme lança livro sobre Direito Coletivo do Trabalho

As juízas do Trabalho Roberta Ferme Sivolella e Lorena Colnago e o professor Jorge Boucinhas lançam, neste sábado (25), o livro “Temas de Direito Coletivo e Processual Coletivo do Trabalho”. Com apresentação escrita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e prefácio assinado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Aloysio Corrêa da Veiga, a obra reúne artigos produzidos por magistrados, promotores, advogados e professores sobre diferentes aspectos da esfera trabalhista. O lançamento será transmitido no perfil da Editora Venturoli (@editoraventuroli) no Instagram, a partir das 11h, com a presença dos autores e dos ministros.

Os estudos que subsidiaram a obra coletiva foram iniciados à época da edição da Reforma Trabalhista, em 2017, conta Roberta Ferme. “Desde então, pudemos acompanhar um cenário de grandes transformações normativas e jurisprudenciais sobre o direito coletivo do trabalho”, afirma.

O livro aborda tópicos como representatividade e negociação coletiva, comportamento sindical e dispensa em massa, além de tratar a jurisprudência do STF e do TST. “Reunimos vários estudiosos sobre o tema e ficamos muito felizes com o resultado, principalmente pelo lançamento ocorrer nesse momento tão sensível, em que o diálogo social e o aprofundamento dos estudos sobre o direito coletivo do trabalho se fazem tão necessários”, completa a magistrada.

Leia mais: Alves e Périssé debatem impacto da Justiça digital, em live da PUC-Rio
Mundo do trabalho retratado no cinema é tema de artigo de Raquel Braga
Em livro, Jorge Ramos aborda o sistema de precedentes do novo CPC

Na apresentação, o ministro Luís Roberto Barroso pontuou que o “livro vem em boa hora”, já que o Direito do Trabalho saiu do espaço de uma Justiça especializada para ser alçado ao centro de grandes debates jurídicos. Barroso destaca que, nos últimos tempos, muitos temas trabalhistas ou conexos chegaram ao STF, e alguns deles são aprofundados na obra.

“Cumprimento os coordenadores pela iniciativa de deflagarem uma reflexão de qualidade relativamente a temas sensíveis das relações do trabalho. Precisamos de pesquisa empírica na matéria – para que a discussão se dê sobre fatos, e não sobre posições ideológicas a priori – e de diálogo, para que o bom debate nos ajude a encontrar os melhores caminhos”, afirmou.

O Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, enfatizou, no prefácio, que as mudanças do mundo geram a necessidade de cultuar o Direito como ciência. “A experiência dos organizadores trouxe para o debate autores que já revelam o interesse pelo estudo do direito do trabalho, notadamente no campo do direito coletivo, onde há uma transformação importante a exigir de todos uma reflexão permanente sobre o mundo do trabalho, o futuro do trabalho e do direito do trabalho.”

No mesmo evento, haverá também o lançamento do livro “Controle de Convencionalidade em Matéria Trabalhista”, do juiz do Trabalho Platon Teixeira de Azevedo Neto, com a participação do professor Valério Manzzuli.

O livro “Temas de Direito Coletivo e Processual Coletivo do Trabalho” está disponível para compra no site da Editora Venturoli, por R$ 150. Clique aqui para acessar.

Lançamento do livro “Temas de Direito Coletivo e Processual Coletivo do Trabalho”
Data: sábado, 25 de setembro de 2021
Horário: 11h
Local: perfil da Editora Venturoli (@editoraventuroli) no Instagram < VOLTAR