23 de novembro de 2022 . 13:48

Liana Chaib é aprovada pelo Plenário do Senado Federal para ministra do TST

O Plenário do Senado Federal aprovou a indicação da desembargadora Liana Chaib, do TRT da 22ª Região, para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com 60 votos e duas abstenções, nesta terça-feira (22). A sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ocorreu na manhã do mesmo dia, com seu nome aprovado por unanimidade.

Liana Chaib será a primeira piauiense ministra do TST. Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região desde 2001, nasceu em Teresina, em 1961. O relator da indicação foi o senador Marcelo Castro (MDB-PI). Ela já foi desembargadora-presidente, desembargadora vice-presidente e corregedora do seu atual tribunal. Também no TRT, foi vice-diretora da Escola Judicial. No TST, vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva.

Leia mais Festa de fim de ano da AMATRA1 vai ser no Solar Real, em Santa Teresa

AMATRA1 convoca para Assembleia Geral Extraordinária na quarta-feira (23)

Fernanda França lança seu primeiro livro de crônicas e contos na Flip

Na sabatina, Liana declarou seu comprometimento com o TST. “Encontra-se diante de vossas excelências uma mulher piauiense, nordestina, uma mulher brasileira, uma juíza cujas decisões sempre foram permeadas pela sensibilidade e pela visão femininas, uma magistrada que, ladeada pelas seis ilustres ministras e pelos demais respeitáveis ministros que compõem o Tribunal Superior do Trabalho, de tudo fará para manter em alta a qualidade e a quantidade das decisões daquela corte; uma mulher que acredita na Justiça não como um favor que se faz, mas como um dever que se cumpre”, disse.

Liana também falou sobre os desafios do cargo de ministra. “Estou convicta dos desafios que enfrentarei, seja em relação ao elevadíssimo número de causas que desaguam no Tribunal Superior do Trabalho diariamente, seja em relação à complexidade das questões contidas nessas demandas, que espelham em total medida as multifacetadas necessidades provenientes da sociedade em constante transformação.” < VOLTAR