09 de setembro de 2020 . 13:07

Live cultural discute o filme ‘Eles Não Usam Black-Tie’, na sexta (11)

O desembargador Rogério Martins, diretor da AMATRA1, e o juiz José Carlos Garcia, do TRF2, vão conversar sobre as questões trabalhistas tratadas no filme brasileiro “Eles Não Usam Black-Tie”, na live cultural desta sexta-feira (11). O encontro será mediado pelo juiz do Trabalho Rafael Pazos e terá transmissão no canal da associação no YouTube e no Facebook, a partir das 17h. Para participar do debate enviando comentários, basta se inscrever no canal do YouTube.

Baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri, o filme apresenta a história de Tião (Carlos Alberto Riccelli) e Maria (Bete Mendes), um casal de namorados que decide se casar ao descobrir que a jovem está grávida. No entanto, um movimento grevista é iniciado na fábrica em que trabalham e frustra os planos dos dois. A decisão de Tião em seguir trabalhando e furar a greve desagrada o sindicalista líder do movimento - seu pai, Otávio, interpretado pelo próprio Guarnieri.

Leia mais: Live da AMATRA1 aborda impactos psicológicos causados pela pandemia
Trabalhadores da saúde relatam rotina na pandemia, em série do MPT e da OIT
Ação de associações doa uma tonelada de alimentos e produtos de higiene


José Carlos Garcia destaca que o filme é um dos maiores clássicos do cinema nacional, e seu lançamento coincide com os acontecimentos políticos da fase terminal da ditadura militar e o nascimento de um novo movimento sindical independente, a partir das greves de 1978-1980, em São Bernardo do Campo e Diadema.

“Além de sua imensa importância histórica, que nos permite repensar nossa trajetória como país, ele também nos ajuda a dialogar com os enormes desafios envolvendo as mudanças nas relações de trabalho e na organização dos movimentos sociais e dos trabalhadores no presente e no futuro. É uma enorme alegria poder participar do debate e fazer parte da maravilhosa série de lives sobre Direito e cinema que a AMATRA1 tem organizado”, disse Garcia.

Para o magistrado Rafael Pazos, a produção lançada em setembro de 1981 é instigante e reflexiva. “O filme aborda temas sensíveis relacionados à temática sindical, além das implicações familiares da (não) atuação dos trabalhadores nessa luta. Tenho certeza de que o debate será bem produtivo”, afirmou.

Live cultural sobre o filme “Eles Não Usam Black-Tie”
Data: sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Horário: 17h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook < VOLTAR