11 de novembro de 2020 . 11:50

Live cultural será sobre o filme ‘Retrato de uma jovem em chamas’, na sexta (13)

O drama francês “Retrato de uma jovem em chamas”, que mostra a busca pela liberdade intrínseca ao relacionamento de duas jovens do século 18, vai ser debatido na live cultural da AMATRA1 desta sexta-feira (13). Os convidados são a advogada Renata Lira, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, e o educador Fred Behrends, co-criador da Pedagogia Inkiri e do Curso Educação com Consciência. A mediação será da juíza do Trabalho Danusa Malfatti. A live terá transmissão no canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook, a partir das 17h.

Na história dirigida por Céline Sciamma, a pintora e professora de artes plásticas Marianne (Noémie Merlant) recebe a missão de criar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) sem que ela desconfie estar sendo pintada. A jovem não aceita posar para pintores porque sua mãe deseja enviar o quadro ao pretendente da filha, em Milão, na tentativa de casá-la — o que não é a vontade de Héloïse.

Leia mais: AMATRA1 promove webinário ‘Magistratura em debate’, no sábado (14)
Deficiências e inclusão são debatidas na live sobre o filme ‘A família Bélier’
Em vídeos, personalidades participam da campanha em defesa da infância


Marianne, então, passa a ser uma companheira de passeios durante o dia, observando os detalhes de sua fisionomia, para produzir o quadro à noite. Porém, elas se aproximam cada vez mais e criam uma relação intensa.

“Apesar do filme se passar no século 18, podemos perceber várias questões da atualidade, sobretudo no que se refere ao universo feminino e à busca pela liberdade”, afirma Renata, mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional.

Para a juíza Danusa, o debate sobre o filme será interessante para “focar na forma como havia (ou ainda há) repreensão da liberdade da mulher, em todos os seus aspectos”.

“Retrato de uma jovem em chamas” foi premiado no Festival de Cannes 2019 nas categorias “Melhor Roteiro” e “Queer Palm” (melhor obra sobre temas LGBT). A produção está disponível nas plataformas Telecine, Now, YouTube, Looke e iTunes.

Veja o trailer:
< VOLTAR