23 de setembro de 2020 . 14:36

Live cultural da AMATRA1 vai debater o filme ‘Coringa’, na sexta (25)

Eterno inimigo do Batman, o Coringa habita o imaginário das pessoas. Nascido nos quadrinhos da DC Comics, é retratado em filmes, séries e desenhos há décadas. A obra “Coringa”, de 2019, mergulha no perfil psicológico do personagem e mostra a transformação de Arthur Fleck no vilão. A produção é o tema da live cultural da AMATRA1 desta sexta-feira (25). O psiquiatra e psicanalista Roberto Gomes e o juiz do Trabalho Marcel Bispo, diretor da associação, farão análises de diferentes aspectos da obra. Mediado pela juíza Patrícia Lampert, também diretora da AMATRA1, o encontro será transmitido no YouTube e no Facebook, a partir das 17h.

Na Gotham City de 1981, Fleck, interpretado por Joaquin Phoenix, mora com a mãe, Penny (Frances Conroy), e trabalha como palhaço para uma agência de talentos, mas almeja construir uma carreira como comediante de stand-up. Em meio a problemas psiquiátricos e neurológicos e dificuldades de integração à sociedade, ele se torna, aos poucos, um perigoso assassino. Uma de suas vítimas é a própria mãe, a quem mata no hospital após descobrir segredos escondidos por ela.

“Um filho que cuidava da mãe e sonhava fazer as pessoas sorrirem se transforma num anjo do caos. É uma comédia que vira um drama ou um drama que vira uma comédia? Essa é a vida de Arthur Fleck, o Coringa”, comenta o psiquiatra Roberto Gomes.

Leia mais: Anamatra promove debate sobre violência e assédio no trabalho
Live da AMATRA1 discute pré-julgamentos no filme ‘Culpa’
AMATRA1 promove oficina de escrita criativa para associados


Patrícia destaca a capacidade do filme de despertar muitos sentimentos e gerar desconforto nos espectadores, ressaltando sua “narrativa provocativa e ambígua” que envolve e convida ao debate de forma inevitável.

“O questionamento inicial do protagonista - ‘É impressão minha ou o mundo está ficando mais louco?’ - é tão atual e, por si só, já prende nossa atenção e dá a abertura para tantas outras discussões”, completa a juíza.

No encontro, o magistrado Marcel Bispo pretende falar sobre “a loucura e política no Coringa de Joaquin Phoenix, assim como no de Heath Ledger”- o ator interpretou o personagem no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

Vencedor das categorias “Melhor Ator” e “Melhor Trilha Sonora” no Oscar 2020, no Globo de Ouro 2020 e no Critics' Choice Awards 2020, “Coringa” está disponível no HBO Go e no YouTube.

Veja o trailer:
< VOLTAR