01 de julho de 2020 . 11:18

Live da AMATRA1 vai falar sobre trabalhadores que só folgam no Carnaval

O documentário brasileiro “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar” será debatido na próxima live cultural da AMATRA1, na sexta-feira (3). O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) João Berthier vai conversar com a juíza do TRT-6 (PE) Renata Nóbrega sobre a obra. A diretora da AMATRA1 Laís Ribeiro será a mediadora. A transmissão será às 17h pelo YouTube e Facebook da AMATRA1. Para enviar perguntas ou comentários, basta inscrever-se no canal do YouTube.

Leia mais: Anamatra é eleita representante da sociedade civil na Conatrae
Desemprego chega a 12,9% e país tem queda recorde de população ocupada
Trabalho decente na crise será tema de lives do Programa Trabalho Seguro


A trama mostra a história de trabalhadores de Toritama, cidade Pernambucana que produz mais de 20 milhões de jeans por ano, em fábricas caseiras. Renata Nóbrega esteve na noite de estreia do filme em Pernambuco e avalia que um dos pontos mais interessantes da trama é como o silêncio é abordado. “São cenas muito fortes, que me impactaram à época do lançamento, e agora também. É um filme que fala sobre a redefinição do tempo, que é o que estamos vivendo. Quem é que, hoje, em meio à pandemia, veste uma calça jeans e vai para rua?!”, observa, sobre o ritmo de produção. 

A fabricação só pára durante o Carnaval, quando os trabalhadores vendem seus bens e descansam em praias paradisíacas. Mas a folga dura pouco, apenas até a Quarta-feira de Cinzas, quando já iniciam um novo ciclo de trabalho. “Esse ritmo é extenuante e há um contrassenso entre a autonomia que aqueles trabalhadores tanto se orgulham em dizer que têm do trabalho, e propriamente o trabalho que é feito. A forma como é feito, as condições que são feitas. É um filme bastante provocativo”, pontua Laís Ribeiro. 

Cenário que poderia começar a ser revertido, caso os operários passassem a observar a lógica sob a qual estão submetidos, conforme destaca João Berthier. “É o processo de tomada de consciência. As pessoas que ali estão, se elas vissem o filme, se tivessem a tomada de consciência, entenderiam a situação em que realmente se encontram. É claro que um juiz, um procurador, um estudante de Direito que assista ao filme tem muito a aprender. Mas e os trabalhadores? Será que não teriam também um outro olhar?”, questiona.


O filme dirigido por Marcelo Gomes foi lançado em 2019 e está disponível na Netflix, no YouTube Filmes e no Google Play Filmes

Live da AMATRA1 sobre o filme “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”
Participantes: procurador-chefe do MPT-RJ João Berthier e a juíza do TRT-6 (PE) Renata Nóbrega, com mediação da diretora da AMATRA1 Laís Ribeiro
Data: sexta-feira, 3 de julho de 2020
Horário: 17h
Local: YouTube e Facebook da AMATRA1 < VOLTAR