09 de outubro de 2020 . 12:12

Live da AMATRA1 vai discutir os desafios do exercício da magistratura trabalhista

“As enormes dificuldades, angústias e obstáculos para o efetivo exercício da magistratura trabalhista no Brasil” será o tema do bate-papo jurídico promovido pela AMATRA1, na quinta-feira (15). Com mediação da juíza Cláudia Regina Reina Pinheiro, o evento contará com uma apresentação do desembargador do Trabalho do TRT-15 (Campinas-SP), professor e escritor Jorge Souto Maior. O encontro será transmitido a partir das 17h, no canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook.

“Necessário o debate promovido pela AMATRA1 com a participação do magistrado e professor Jorge Souto Maior, conhecido pela sua enorme cultura jurídica e coragem intelectual. O mundo do trabalho tem sido palco de grandes modificações que culminaram na perda de direitos, situações extremamente precárias e grande desemprego”, afirma Cláudia, titular da 6ª Vara do Trabalho de Niterói.

Leia mais: Campanha solidária arrecada R$ 142 mil para auxiliar atingidos pela pandemia
Filme ‘Como era verde meu vale’ é tema da live cultural desta sexta (9)
Empresas conveniadas oferecem benefícios aos associados da AMATRA1


A magistrada destaca que, diante de um cenário de fragilidade e retrocesso dos direitos fundamentais, foi implantado o gerencialismo no Poder Judiciário, que dispõe de regras voltadas ao “desempenho quantitativo, controles de produtividade e metas para obtenção de maiores resultados numéricos com menos custos”. Para Reina, o tema - objeto de estudo para sua tese de doutorado na Unicamp - provoca reflexões sobre a função do magistrado trabalhista.

“O papel do juiz do Trabalho como restaurador do princípio da dignidade humana não pode ser minimizado pela linguagem da medição matemática, da gestão contábil e dos planejamentos estratégicos que visa maximizar a produção dos magistrados.”

Magistrado desde 1993, Jorge Souto Maior tomou posse como desembargador do TRT-15 em agosto de 2018. É mestre, doutor e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), onde leciona desde 2002, e autor de diversas obras, como livros, artigos e palestras, sobre diferentes abordagens do Direito do Trabalho.

Live “As enormes dificuldades, angústias e obstáculos para o efetivo exercício da magistratura trabalhista no Brasil”
Data: quinta-feira, 15 de outubro de 2020
Horário: 17h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook < VOLTAR