25 de maio de 2023 . 13:42

Luciana Conforti assume Anamatra e Ronaldo Callado é secretário-geral

A juíza Luciana Conforti assumiu nesta quarta-feira (24) como a nova presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) para o biênio 2023/2025. Ela foi vice-presidente na gestão anterior, presidida pelo juiz Luiz Colussi. O presidente da AMATRA1, juiz Ronaldo Callado, tomou posse, em Brasília, como secretário-geral da Anamatra. A mesa de honra contou com a presença da presidente do STF, ministra Rosa Weber.

Após dar posse à diretoria, Luciana Conforti agradeceu os 1.670 votos recebidos na eleição da Anamatra. Para ela, isso demonstra que, apesar da candidatura ter sido em chapa única, o número de votos recebidos mostra a representatividade que juízes de todo o país atribuíram à nova gestão.

Ronaldo disse que o novo cargo é de muita responsabilidade. “A função tem importância fundamental na estrutura da diretoria. Com quase 20 anos de experiência associativa, considerando minhas passagens pelas diretorias de Amatra1 e Anamatra, espero ainda contribuir com a construção coletiva de políticas que fortaleçam os direitos e prerrogativas da Magistratura do Trabalho. Além disso, é um estímulo continuar na diretoria da Anamatra, pois sei que, como presidente da AMATRA1, posso passar a visão dos associados da 1ª Região à entidade nacional”, afirmou Ronaldo Callado.

Luciana Conforti e Ronaldo Callado, após tomar posse como secretário-geral 

Antes de passar o cargo à nova presidente, Colussi fez um discurso em defesa da democracia e fez um breve relato sobre os desafios enfrentados na sua gestão à frente da Anamatra.

Ex-presidente da Anamatra, juiz Luiz Colussi

Luciana agradeceu a parceria e o apoio do ex-presidente Colussi e, em seu discurso, abordou pontos levantados por juízes de todo o país durante a campanha e que pretende tratar durante a sua gestão à frente da Anamatra.

Luiz Colussi e Luciana Conforti: parceria

Desolação

Destacou que o sentimento dos juízes do Trabalho é de “desalento, desencanto, desprestígio e incompreensão” e seu objetivo é mudar essa situação. "Tenho a convicção de que contaremos com a sensibilidade e razoabilidade dos nossos dirigentes e das demais autoridades, para verdadeira mudança nesse quadro de desolação”, afirmou.

Ela falou das audiências presenciais, que não devem valer apenas para os juízes, mas para todas as partes, e das dificuldades enfrentadas pelos magistrados sobre os equipamentos obsoletos disponíveis nas varas.

Luciana Conforti defendeu a manutenção e a unidade da Justiça do Trabalho e lembrou que há uma nova PEC para a extinção da JT em tramitação no Congresso Nacional. Prometeu combater as assimetrias internas e lutar pela valorização do tempo de serviço na carreira, através da aprovação da PEC 10/2023.

Falou também sobre a regulação do trabalho em plataformas digitais, os riscos da sociedade 4.0 e a ética para o uso da Inteligência Artificial.  “Há que se ter maior atenção aos movimentos que tentam diminuir ou retirar a competência da Justiça do Trabalho, enxugar sua estrutura, reduzir seu orçamento ou esvaziar, de alguma forma, sua relevância e destaque na sociedade como justiça social”, afirmou a presidente da Anamatra.

Presidente da Anamatra, Luciana Conforti: em defesa da Justiça do Trabalho

A mesa de honra da solenidade de posse da nova diretoria da Anamatra foi composta pela presidente do STF, ministra Rosa Weber; pelo diretor da Enamat, ministro Maurício Godinho; pela presidente do TRT-6 (Pernambuco), desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa; pelo subprocurador-geral do Trabalho, Fábio Leal Cardoso; pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Ubiratan Cazetta; pela vice-presidente da Abrat, Elise Correia; e pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, representando o ministro da Justiça, Flávio Dino, além do ex-presidente Luiz Colussi e da presidente da Anamatra, Luciana Paula Conforti.

Mesa de honra contou com a ministra Rosa Weber, presidente do STF

Clique aqui e assista à integra do pronunciamento da presidente e aqui para ler a íntegra do discurso 

 Confira os(as) dirigentes eleitos para o biênio 2023/2025:

 Presidente:

Luciana Paula Conforti (Amatra 6/PE)

 Vice-Presidente:

Juiz Valter Souza Pugliesi (Amatra 19/AL)

 Secretaria-Geral:

Juiz Ronaldo da Silva Callado (Amatra 1/RJ)

 Diretoria Administrativa:

Juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa (Amatra 20/SE)

 Diretoria Financeira:

Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes (Amatra 15/Campinas e Região)

 Diretoria de Comunicação Social:

Juiz Guilherme Guimarães Ludwig (Amatra 5/BA)

Diretoria de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos:

Juíza Dayna Lannes Andrade (Amatra 23/MT)

Diretoria de Assuntos Legislativos:

Juiz Marco Aurélio Marsiglia Treviso (Amatra 3/MG)

 Diretoria de Formação e Cultura:

Juiz André Eduardo Dorster Araújo (Amatra 2/SP)

 Diretoria de Eventos e Convênios:

Juiz Rossifran Trindade Souza (Amatra 10/DF e TO)

 Diretoria de Informática:

Juiz Felipe Augusto de Magalhães Calvet (Amatra 9/PR)

Diretoria de Aposentados:

Juíza Solange Barbuscia de Cerqueira Godoy (Amatra 10/DF e TO)

 Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos:

Juíza Patrícia Pereira de Sant´Anna (Amatra 12/SC)

 Conselho Fiscal:

Juiz Márcio Lima do Amaral (Amatra 4/RS)

Juíza Daiana Gomes Almeida (Amatra 7/CE)

Juíza Amanaci Giannaccini (Amatra 8/PA e AP)

Juiz Carlos Eduardo Evangelista Batista (Amatra 16/MA) - Suplente < VOLTAR