17 de junho de 2020 . 16:24

Magistrados debatem filme ‘Você Não Estava Aqui’ em live da AMATRA1

As lives culturais da AMATRA1 ganharam espaço nas tardes de sexta-feira e têm atraído cada vez mais público. Para aumentar a interação, elas passam a ser transmitidas no YouTube e no Facebook da associação. A estreia nas plataformas terá a participação dos magistrados Gustavo Tadeu Alkmim e Felipe Bernardes, que vão debater sobre o filme “Você Não Estava Aqui”, na sexta-feira (19), às 17h. Para enviar perguntas ou comentários, basta inscrever-se no canal do YouTube

Leia mais: Justiça do Trabalho anula demissões de empregados da Fogo de Chão
Combate ao trabalho infantil é destaque na imprensa
IAB fará webinar sobre fake news e liberdade de expressão na quinta (18)


A trama retrata a informalidade laboral, principalmente no serviço de entregas, assunto que ganhou destaque durante a adoção do isolamento social na pandemia do novo coronavírus. 

“O filme trata de uma realidade bem dura dessas pessoas que nunca foram invisíveis, mas que geralmente não são percebidas. O que vem ficando em evidência neste momento que vivemos agora”, pontuou Felipe. 

Dirigida por Ken Loach, a história conta como Ricky e a família tentam atravessar a crise de 2008. O personagem interpretado pelo ator Kris Hitchen decide adquirir uma pequena van para trabalhar com entregas, enquanto a mulher tenta manter a profissão de cuidadora. Mas o trabalho informal não traz a recompensa prometida e, pouco a pouco, os membros da família passam a se desentender. 

“O filme aborda novas realidades no mundo do trabalho porque são realidades decorrentes das novas tecnologias. Fala sobre controle tecnológico, uso de aplicativos. Mas ao mesmo tempo que tem novidade, a forma do trabalho, em si, se aproxima de coisas muito antigas”. Para o magistrado, a “espécie de servidão”, em que o trabalhador acumula dívidas em relação ao patrão está longe de ser prática inédita. “É o novo velho”, aponta.

O filme “Você Não Estava Aqui” chegou em 2020 ao Brasil e pode ser assistido pelo YouTube e pelo Google Play Filmes. 

 

Live da AMATRA1 sobre o filme “Você Não Estava Aqui”

Participantes: Magistrados Gustavo Tadeu Alkmim e Felipe Bernardes

Data: sexta-feira, 19 de junho de 2020

Horário: 17h

Local: YouTube e Facebook da AMATRA1 < VOLTAR