22 de novembro de 2019 . 13:41
Magistrados relatam experiências com o programa TJC
O programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) encerrou a fase de visita dos magistrados no segundo semestre de 2019. Alunos de 18 colégios estaduais tiveram palestras sobre a Justiça do Trabalho, direitos humanos, aprendizagem, combate ao trabalho infantil, entre outros temas.
A conselheira da AMATRA1 Cléa Couto avaliou como “muito produtivo” o encontro com os estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes, na Gamboa, no Rio.
“Vários alunos presentes já estão trabalhando ou já trabalharam como jovem aprendiz e um deles tem contrato de estágio, ou seja, como eles já conheciam o assunto, participaram bastante fazendo perguntas práticas sobre os seus direitos”, disse a ex-presidente da AMATRA1.
Acompanhada do professor de sociologia do colégio, Cléa também abordou a Medida Provisória do programa Verde e Amarelo, divulgada recentemente pelo governo federal.
O diretor de aposentados e pensionistas da AMATRA1, Jorge Lopes, conversou com os estudantes do Colégio Estadual Antônio Prado Jr, na Tijuca, zona norte do Rio. O magistrado ressaltou a importância do estudo para criar um futuro melhor.
“Quando alguém entra na escola, não sai a mesma pessoa porque algum conhecimento foi absorvido. Na conversa, falei sobre os três fatores principais de desenvolvimento da criança e do adolescente, que são o estudo, o descanso e a brincadeira”, contou Jorge.
Leia mais: Escola Judicial promove palestra com ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto
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Livro ‘Brasil sem Trabalho Infantil’ é lançado pelo TST
Lopes disse ainda que o encontro foi muito positivo porque pode dividir sua “experiência com o Direito do Trabalho, que é muito importante para todos”.
Em Duque de Caxias, a desembargadora Giselle Bondim visitou o Colégio Estadual Rui Barbosa. Ela falou sobre o aspecto protecionista do Direito do Trabalho e de sua importância para a sociedade. “Expliquei ser fundamental os trabalhadores terem seus direitos protegidos e destaquei a importância da Justiça do Trabalho nessa garantia. Também falei sobre trabalho infantil e exibi um vídeo sobre o assunto”, contou.
Giselle foi surpreendida com uma apresentação musical feita pelos alunos. “Cantaram a música ‘Dona de Mim’, da Iza, e foi muito legal. Também me deram uma orquídea linda. Fui muito bem recebida pelas professoras e pelos alunos. A escola é muito acolhedora com o projeto TJC”, afirmou a desembargadora.
Para Mônica Cardoso, diretora da AMATRA1, participar da ação “foi muito gratificante, pela sensação de estar contribuindo para a transmissão de conhecimento na área de direitos humanos e sociais para adolescentes”. A magistrada conversou com estudantes do Ensino Médio do CE Olavo Bilac, em São Cristóvão, e do Reverendo Hugh Clarence Tucker, na Gamboa.
“Os alunos estavam a par dos temas e fizeram várias perguntas, demonstrando interesse sobre o conteúdo abordado nas palestras, que abrangeu direitos humanos, Direito do Trabalho, trabalho infantil e aprendizagem, além de noções sobre o papel desempenhado pela Justiça do Trabalho”, disse.
A diretora da AMATRA1 Rosane Catrib também participou da iniciativa. Ela palestrou para alunos do CE Profª Hilda do Carmo e CE Miguel Couto, em Duque de Caxias. Na cidade da Baixada Fluminense, a coordenadora do TJC, Benimar Medeiros, conversou com estudantes do CE Duque de Caxias. A juíza aposentada filmou a apresentação para ser exibida posteriormente aos alunos do CE Professora Norma Toop Uruguay, que não puderam comparecer ao evento devido a um passeio escolar.
Na Região dos Lagos, Benimar realizou palestras para os alunos das escolas de Cabo Frio: CE Miguel Couto, CE Praia do Siqueira, CE Prof. Renato Azevedo, CIEP 193 Wilson Mendes e IE Prof. Ismar Gomes de Azevedo.
Agora, o TJC entra na reta final com as culminâncias. Os alunos preparam apresentações criativas sobre o que aprenderam com o programa neste semestre.
Sobre o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
O “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC), de iniciativa da Anamatra e realizado pelas Amatras nas regiões, promove encontros entre magistrados do Trabalho com estudantes e professores de escolas públicas. As atividades têm como objetivo promover a divulgação dos direitos dos trabalhadores e noções de ética por meio de reflexões e discussões entre os participantes. < VOLTAR
A conselheira da AMATRA1 Cléa Couto avaliou como “muito produtivo” o encontro com os estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes, na Gamboa, no Rio.
“Vários alunos presentes já estão trabalhando ou já trabalharam como jovem aprendiz e um deles tem contrato de estágio, ou seja, como eles já conheciam o assunto, participaram bastante fazendo perguntas práticas sobre os seus direitos”, disse a ex-presidente da AMATRA1.
Acompanhada do professor de sociologia do colégio, Cléa também abordou a Medida Provisória do programa Verde e Amarelo, divulgada recentemente pelo governo federal.
O diretor de aposentados e pensionistas da AMATRA1, Jorge Lopes, conversou com os estudantes do Colégio Estadual Antônio Prado Jr, na Tijuca, zona norte do Rio. O magistrado ressaltou a importância do estudo para criar um futuro melhor.
“Quando alguém entra na escola, não sai a mesma pessoa porque algum conhecimento foi absorvido. Na conversa, falei sobre os três fatores principais de desenvolvimento da criança e do adolescente, que são o estudo, o descanso e a brincadeira”, contou Jorge.
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Lopes disse ainda que o encontro foi muito positivo porque pode dividir sua “experiência com o Direito do Trabalho, que é muito importante para todos”.
Em Duque de Caxias, a desembargadora Giselle Bondim visitou o Colégio Estadual Rui Barbosa. Ela falou sobre o aspecto protecionista do Direito do Trabalho e de sua importância para a sociedade. “Expliquei ser fundamental os trabalhadores terem seus direitos protegidos e destaquei a importância da Justiça do Trabalho nessa garantia. Também falei sobre trabalho infantil e exibi um vídeo sobre o assunto”, contou.
Giselle foi surpreendida com uma apresentação musical feita pelos alunos. “Cantaram a música ‘Dona de Mim’, da Iza, e foi muito legal. Também me deram uma orquídea linda. Fui muito bem recebida pelas professoras e pelos alunos. A escola é muito acolhedora com o projeto TJC”, afirmou a desembargadora.
Para Mônica Cardoso, diretora da AMATRA1, participar da ação “foi muito gratificante, pela sensação de estar contribuindo para a transmissão de conhecimento na área de direitos humanos e sociais para adolescentes”. A magistrada conversou com estudantes do Ensino Médio do CE Olavo Bilac, em São Cristóvão, e do Reverendo Hugh Clarence Tucker, na Gamboa.
“Os alunos estavam a par dos temas e fizeram várias perguntas, demonstrando interesse sobre o conteúdo abordado nas palestras, que abrangeu direitos humanos, Direito do Trabalho, trabalho infantil e aprendizagem, além de noções sobre o papel desempenhado pela Justiça do Trabalho”, disse.
A diretora da AMATRA1 Rosane Catrib também participou da iniciativa. Ela palestrou para alunos do CE Profª Hilda do Carmo e CE Miguel Couto, em Duque de Caxias. Na cidade da Baixada Fluminense, a coordenadora do TJC, Benimar Medeiros, conversou com estudantes do CE Duque de Caxias. A juíza aposentada filmou a apresentação para ser exibida posteriormente aos alunos do CE Professora Norma Toop Uruguay, que não puderam comparecer ao evento devido a um passeio escolar.
Na Região dos Lagos, Benimar realizou palestras para os alunos das escolas de Cabo Frio: CE Miguel Couto, CE Praia do Siqueira, CE Prof. Renato Azevedo, CIEP 193 Wilson Mendes e IE Prof. Ismar Gomes de Azevedo.
Agora, o TJC entra na reta final com as culminâncias. Os alunos preparam apresentações criativas sobre o que aprenderam com o programa neste semestre.
Sobre o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania
O “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC), de iniciativa da Anamatra e realizado pelas Amatras nas regiões, promove encontros entre magistrados do Trabalho com estudantes e professores de escolas públicas. As atividades têm como objetivo promover a divulgação dos direitos dos trabalhadores e noções de ética por meio de reflexões e discussões entre os participantes. < VOLTAR
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