16 de novembro de 2022 . 14:52

MPT-RJ promove live sobre ‘Racismo nas Relações de Trabalho’ nesta quinta (17)

O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) promove, nesta quinta-feira (17) às 19h, uma live no YouTube sobre o "Racismo nas Relações de Trabalho”. A palestra faz parte do ciclo de debates desenvolvido pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur). As debatedoras serão as procuradoras do Trabalho Elisiane dos Santos e Silvana da Silva.


No Mês da Consciência Negra, a discussão sobre o tema também se faz relevante na esfera das relações de trabalho. Para a procuradora Elisiane Santos, o racismo na sociedade brasileira é social e sistêmico. “O racismo é produzido e reproduzido nos ambientes públicos e privados, inclusive no ambiente de trabalho. E nem sempre acontece de forma explícita. O debate sobre racismo nas relações de trabalho é muito importante para toda a sociedade, para os trabalhadores e trabalhadoras negros, e para os não-negros, para que situações de discriminação sejam identificadas e não silenciadas. As empresas e os espaços de trabalho devem adotar ações preventivas que venham a impedir a ocorrência de manifestações explícitas de racismo ou violências que muitas vezes acontecem de forma velada dentro do ambiente de trabalho.”


Leia mais AMATRA1 conquista 4 medalhas nos Jogos Anamatra em Fortaleza


Cesar Marques Carvalho é eleito presidente do TRT-1 com 54% dos votos


Anamatra deve integrar grupo de trabalho para retomada das atividades presenciais


De acordo com a procuradora, “a questão deve ser debatida sempre, durante o ano inteiro, não apenas no mês de novembro. Neste mês, temos o aprofundamento de um olhar mais atento para as questões raciais do ponto de vista da igualdade de oportunidades, das referências afro-brasileiras que estão inseridas na nossa formação e na cultura, e também do campo do trabalho”. 


Elisiane mencionou alguns pontos que serão discutidos na live. “É importante que os trabalhadores e trabalhadoras saibam como agir em relação a uma situação de violência e como direcionar essas denúncias. Também vamos debater como o racismo estrutural permeia as relações de trabalho e como podemos avançar na representatividade negra nos espaços de trabalho em diferentes cargos e funções.” 


A mediação ficará por conta da procuradora do Trabalho Juliana de Oliveira Góis e a assessora de comunicação do MPT-RJ, Taciana Guimarães, será a apresentadora do debate.


A transmissão terá tradução em libras em tempo real. O formulário de presença para emissão de certificado será disponibilizado durante a live. Não é necessário inscrição prévia para o evento.


Para acessar o canal do MPT-RJ no YouTube, clique aqui.

< VOLTAR