17 de fevereiro de 2021 . 16:08

Nota de pesar pelo falecimento do desembargador Roberto Davis

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região - AMATRA1 se solidariza com os amigos, os colegas, com a comunidade jurídica carioca e fluminense e, especialmente, com toda a família, em razão do falecimento do desembargador do Trabalho aposentado Roberto José Amarante Davis, ocorrido em 14 de fevereiro de 2021. 

A missa de 7º dia será neste sábado (20), às 18h, na Paróquia de São José, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A cerimônia será conduzida pelo filho de Davis, Padre Carlos Roberto de Assis Amarante Davis. O magistrado aposentado foi vítima de um acidente vascular cerebral e seu corpo foi cremado na Cidade de Tocantins, em Minas Gerais.

Leia mais: Glaucia Gomes e Bernardes comentam uso de justa causa por recusa à vacina
JT vai premiar projetos que impulsionam objetivos do Plano Estratégico
Cenário do Brasil no ano de eliminação do trabalho infantil é grave, diz Isa Oliveira

Nascido em 24 de março de 1928, Roberto Davis se formou pela antiga Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1952. Ele integrou a turma de aprovados no primeiro concurso público para a magistratura do Trabalho no Brasil, em 1957, e foi empossado juiz do TRT-1 em 1959. Assumiu o cargo de juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Campos, e atuou na mesma função nas Comarcas de Volta Redonda, Duque de Caxias, Niterói, Teresópolis e Rio de Janeiro. Em 1987, foi promovido a desembargador, tendo presidido a Terceira, Quinta e Oitava Turmas do TRT-1, onde foi também vice-corregedor. 

Após sua aposentadoria, em 24 de março de 1998, dedicou-se à advocacia trabalhista. Também lecionou nas universidades Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e Gay-Lussac, em Niterói. É membro fundador da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia Internacional de Jurisprudência e Direito Comparado, e autor de diversos livros e artigos jurídicos.

*Foto: ANDT < VOLTAR