16 de janeiro de 2020 . 17:19

Oficinas são destaque no Fórum Gestão Judiciária nesta quinta-feira (16)

Como aproximar o Tribunal de empresas? O que define o “trabalho seguro”? Estas foram algumas das perguntas feitas e discutidas por magistrados na manhã desta quinta-feira (16), durante as oficinas do 10º Fórum Gestão Judiciária, no TRT-1. O debate “Ações Institucionais e Agenda 2030” foi coordenado pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador César Marques Carvalho, e contou com a participação de Adriana Leandro, 2ª vice-presidente da AMATRA1, que falou de questões ligadas ao trabalho infantil.  

“É muito bom estarmos falando sobre o tema. Uma vez, quando atuei junto a dois meninos egressos do Degase (Departamento Geral de Ações Socioducativas), eles me confidenciaram algo como ‘não sabíamos que juízes podiam ser tão bacanas conosco’”, contou Adriana. 

Roberta Caldo, jornalista da ONU, e vice-presidente do Tribunal, desembargador César Marques Carvalho

A oficina também tratou de temas como assédio moral, assédio sexual e ainda teve a participação da jornalista da Organização das Nações Unidas (ONU), Roberta Caldo, para falar sobre objetivos de desenvolvimento sustentável. “O tema é uma agenda do mundo todo, que prevê que governos, sociedade e empresas façam sua parte. É uma agenda que pertence a cada um de nós. Por isso, dentro do judiciário, existe a iniciativa de implementar a agenda 2030 no ambiente de trabalho”, disse Roberta. 

O painel “Diretrizes do Fórum de Secretários Calculistas”, apresentado pelos magistrados Igor Fonseca Rodrigues e Fabrícia Aurelia Lima Rezende, debateu, entre outros temas, a Reforma Trabalhista e os impactos sobre as horas extras e salários. Já a oficina “Estrutura das Unidades Jurisdicionais” abordou o andamento de fluxo de trabalho em varas e a digitalização processual. A desembargadora Jane Granzotto Torres da Silva fez uma exposição sobre o tema. E os magistrados Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva, Fabio Petersen Bittencourt, Marcelo Ribeiro de Brito, Janúbia Rodrigues Almeida de Castro e André Gustavo Bittencourt Villela participaram do debate, coordenado por Maria Thereza da Costa Prata. 

Igor Fonseca Rodrigues durante apresentação

Fórum teve programação no circo e exibição de filme 

Após a manhã de debates, a programação da tarde foi voltada para integração e administração de equipes. O juiz Roberto da Silva Fragale Filho coordenou o grupo de 60 pessoas que visitou o Circo Crescer e Viver, na Praça XI. Os participantes fizeram treinos no picadeiro e atividades lúdicas que buscaram estreitar laços durante o trabalho em equipe. Para encerrar a quinta-feira, foi exibido o documentário “Eu, um Outro: uma experiência na Justiça do Trabalho”, seguido de uma conversa conduzida por Gustavo Tadeu Alkmin e Mário Sérgio Medeiros Pinheiro. O 10º Fórum Gestão Judiciária termina nesta sexta-feira (17).

  < VOLTAR