27 de setembro de 2022 . 12:52

Pesquisa aponta que empresas brasileiras têm compromisso com os direitos humanos

Os direitos humanos estão na agenda das empresas brasileiras, de acordo com o levantamento feito pelo Pacto Global da ONU no Brasil, com a parceria estratégica da Proactiva Results. Os resultados são preliminares do autodiagnóstico de empresas brasileiras sobre gestão de riscos relacionados a direitos humanos.


Cerca de 90% das 107 empresas que responderam adotaram um compromisso público de respeitar os direitos humanos, e mais da metade (60%) tem alguma forma de mapeamento de riscos sobre o assunto. Os números da Trilha dos Direitos Humanos foram divulgados no evento “Sustainable Development Goals in Brazil”, em Nova York. 


Por outro lado, apenas 26% das empresas têm, de fato, uma política específica para o tema, além de que mapear o engajamento da sua cadeia de valor é um desafio para a maioria. Os esforços acabam se concentrando nas operações próprias.


Das 107 empresas, mais da metade (63%) são grandes. Entre os 12 setores a que pertencem estão serviços, agronegócio, indústria, infraestrutura, tecnologia, transportes, energia, alimentos e bebidas e extrativa.


Ainda segundo o relatório, oito em cada 10 empresas (81%) disseram definir padrões de direitos humanos para seus fornecedores. Contudo, apenas 52% consideram usar os dados para tomada de decisão comercial.

< VOLTAR