17 de março de 2023 . 15:44

Posse de Cláudio Montesso reúne autoridades, colegas e familiares

A cerimônia de ratificação de posse de Cláudio José Montesso como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) ocorreu nesta quinta-feira (16), no Plenário Délio Maranhão. Ex-presidente da AMATRA1 e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Cláudio Montesso foi promovido por merecimento, em decorrência da aposentadoria da desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, e condecorado com a Grã-cruz da Ordem do Mérito Judiciário.  

Conduzida pelo presidente do TRT-1, desembargador Cesar Marques, a solenidade contou com a presença de autoridades, como os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Aloysio da Veiga, Alexandre Agra Belmonte e Evandro Valadão; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 1ª Região, João Batista Berthier; e, dentre outros, cinco ex-presidentes da Anamatra: Gustavo Tadeu Alkmim, Germano Siqueira, Grijalbo Coutinho, José Nilton Pandelot e Paulo Schmidt. Também participaram do evento amigos, colegas de faculdade e familiares.

O discurso de saudação a Cláudio Montesso foi proferido pelo desembargador do TRT-1 Gustavo Tadeu Alkmim, ex-presidente da AMATRA1 e também da Anamatra. Alkmim lembrou episódios da vida e da trajetória profissional de Montesso, que se aventurou no teatro nos tempos de faculdade, e não mediu elogios ao colega: “A segunda instância do TRT-1 também pode ser um palco: o palco da resistência. Os desafios são muitos, mas, como você sabe muito bem fazer, vamos coletivamente pensar grande. Caro amigo, seja bem-vindo”.

Para o presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, que também discursou na solenidade, “Montesso é uma inspiração como magistrado, dirigente associativo e ser humano... Recordo de um evento promovido pela AMATRA1 – aqui neste mesmo plenário – em que ele dizia da importância de uma associação não ter olhos voltados só para temas corporativos. Que para ser respeitada a instituição tinha que se manifestar sobre questões outras de relevância para a sociedade. Tenho tentado seguir esse dogma, desde o meu primeiro mandato na presidência da AMATRA1”.

Leia mais: Juíza do Trabalho Monica de Almeida Rodrigues se aposenta

Evento do TST ‘Gente que Inspira – Mulheres’ homenageia Anna Acker

'O trabalhador infantil é o escravizado de amanhã', diz juíza Daniela Muller

O ministro do TST Aloysio da Veiga também se manifestou: “Todos sabem, nós sabemos, do brilhantismo da carreira de Vossa Excelência, da sua atuação diferenciada e associativa. O desafio é grande e Vossa Excelência dará conta dele com toda certeza”.  

Por fim, emocionado, Montesso – conhecido por sua dedicação a causas coletivas e sociais – agradeceu a todos, sobretudo à família; lembrou o pai falecido e os colegas da vida toda; e contestou o título de “lord”, como é carinhosamente chamado: “Sou um autêntico oriundo da classe operária; não há qualquer sangue azul nessas veias. Mesmo assim, meus pais possuíam – e possuem – em si mesmos a nobreza que não é a da distinção de classe, mas aquela que se refere à dignidade, ao mérito e àquilo que é voltado para o bem”.

Montesso se disse realizado com a profissão que escolheu: “Gosto muito de ser magistrado do Trabalho. Sou muito orgulhoso desta minha especialização tão vilipendiada, tão atacada, tão incompreendida e criticada. Ser juiz do Trabalho me realiza, mesmo depois de todos esses anos de tantas mudanças, que estão, cada vez mais, desnaturando o Direito do Trabalho e, por tabela, a Justiça do Trabalho”. 

O presidente do TRT-1, Cesar Marques, também fez questão de se pronunciar: “Depois desse discurso maravilhoso do nosso empossando Cláudio Montesso, não tenho como deixar de parabenizá-lo por esse momento. Nos conhecemos há muitos anos, trabalhamos juntos tanto na AMATRA1 quanto no Tribunal, e agora fico muito feliz em recebê-lo como desembargador. Cláudio Montesso é uma pessoa fantástica, que sempre batalhou por esse Tribunal, sempre se dedicou à magistratura, seja pela AMATRA1 ou Anamatra. Agora, um dos príncipes de Petrópolis chega para integrar a base real do Tribunal”, brincou Cesar Marques, declarando encerrada a solenidade. 

Trajetória

Cláudio Montesso tomou posse como juiz do Trabalho em 27 de abril de 1993 e exerceu a titularidade na 1ª Vara do Trabalho de Campos dos Goytacazes, na 20ª e na 58ª Varas do Trabalho do Rio de Janeiro e na 2ª Vara de Petrópolis. Ele foi presidente da AMATRA1 de 2000 a 2002 e da Anamatra de 2007 a 2009. Desde 2019, vinha atuando como juiz convocado no TRT-1. Sua posse administrativa como desembargador foi em 26 de dezembro de 2022.  < VOLTAR