27 de maio de 2021 . 12:56

Prêmio Ana Rita Lugon vai homenagear profissionais que atuam contra o câncer

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira (26), a criação do Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti, em homenagem à juíza do Trabalho que faleceu em 2017, após anos de luta contra o câncer de mama. A iniciativa vai premiar profissionais de saúde, agentes comunitários e instituições que desenvolvam, na cidade do Rio, programas, projetos, tratamentos terapêuticos, cuidados paliativos, ações de esclarecimentos e prevenção, ou outras atividades inovadoras relacionadas ao câncer.

“Fico muito honrada, emocionada e feliz pelo reconhecimento da luta da Ana. No domingo, 30 de maio, seria aniversário da Ana, ela faria 55 anos, e esse prêmio não poderia vir em melhor hora. É um presente para a família e para todos os amigos que acompanharam seu percurso”, afirmou Andrea Cassa, viúva da magistrada.  

Leia mais: TRT-1 obriga empresa a custear cuidados com trabalhador em estado vegetativo
Em samba virtual, AMATRA1 comemora aniversário de 58 anos
Imprensa destaca atuação da AMATRA1 sobre retorno de atividades no TRT-1

De autoria do vereador Paulo Pinheiro (Psol), o prêmio anual dará menção honrosa de reconhecimento a quem se destacar na área, merecendo registro, divulgação e prestígio público, seja pela originalidade da ação, pela efetividade da atuação ou pelo caráter profissional ou voluntário. O objetivo é gerar reflexão sobre a questão do câncer, especialmente o de mama - doença que mais mata mulheres no Brasil. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são 60 mil novos casos por ano.

“Em 2016, outorguei à doutora Ana Rita Lugon Ramacciotti a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria da cidade do Rio de Janeiro, em reconhecimento à sua atuação dedicada e responsável em defesa dos direitos dos trabalhadores. Ao tomar conhecimento de seu falecimento, e em razão de sua luta incessante para que todas as mulheres pudessem ter acesso a mais tratamentos pelo SUS, não restou dúvida: será novamente homenageada por meu mandato, dando nome ao prêmio que reconhecerá todos os que lutam para amenizar o sofrimento de milhares de pessoas com câncer. É uma homenagem tão justa quanto merecida. Ana Rita, presente!”, disse o vereador Paulo Pinheiro.

Juíza Ana Rita foi homenageada na Câmara Municipal por sua luta pelos direitos dos trabalhadores

Por meio da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social, a Câmara Municipal fará a escolha dos homenageados. As normas de participação, formulários para inscrição e indicação dos homenageados serão publicados anualmente, nos canais de comunicação da Câmara. A entrega dos diplomas será sempre no mês de maio de cada ano.

Trajetória de Ana Rita Lugon

Nascida em Nilópolis, cidade da Baixada Fluminense do Rio, Ana Rita Lugon Ramacciotti ingressou na magistratura em outubro de 1997. Em julho de 2006, foi promovida ao cargo de juíza titular, assumindo a 1ª Vara do Trabalho de Macaé. Também esteve à frente da 3ª Vara do Trabalho de Nova Iguaçu, da 6ª Vara de Duque de Caxias e da Vara do Trabalho de Nilópolis, onde permaneceu por quatro anos.

Além do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, seu trabalho também foi reconhecido com a homenagem da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT-1, em 2016.

Por 16 anos, conviveu com o câncer de mama e, durante todo o tempo em que lutou pela própria vida, também participou ativamente de campanhas para aprovação e adoção de novas medicações e tratamentos para melhorar a qualidade de vida das demais pacientes. Juntou-se, ainda, a ações de prevenção e conscientização da doença, como as campanhas “Por mais tempo” e “Outubro Rosa”.

“Embora pudesse arcar com os custos de seu tratamento, a Ana tinha esse olhar generoso e empático, e sentia muito pelo fato de o governo federal não empenhar recursos para disponibilizar os tratamentos de ponta e também exames mais simples, como a mamografia, à população que mais precisa da saúde pública. Ana participava de muitas discussões e lutava muito pela acessibilidade das pessoas mais necessitadas aos recursos públicos para a prevenção e o tratamento do câncer de mama”, contou Andrea.

*Foto: TRT-1 < VOLTAR