25 de novembro de 2020 . 13:21

Racismo mostrado no filme ‘Corra!’ será debatido na live cultural de sexta (27)

Suspense, terror e humor se misturam no filme “Corra!”, que tem o racismo como tema central. A obra de Jordan Peele primeiro autor negro a ganhar o Oscar de melhor roteiro originalvai ser debatida na live cultural da AMATRA1 desta sexta-feira (27). O diretor e roteirista da TV Globo Marton Olympio e a escritora, jornalista e colunista do UOL Eliana Alves Cruz serão os participantes. A mediação será do juiz do Trabalho Fernando Resende, diretor da associação. A conversa terá transmissão a partir das 17h, no canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook.

Na trama, Chris (Daniel Kaluuya), um homem negro, viaja ao interior dos EUA durante um fim de semana para encontrar os pais de sua namorada branca, Rose (Allison Williams), pela primeira vez. Ele é bem recebido pela família tradicional da jovem que o garantiu, antes mesmo da viagem, que os pais não eram racistas. No entanto, ele nota algo estranho no local, principalmente devido ao comportamento anormal dos empregados - que são todos negros. Ao longo dos dias, Chris descobre o segredo da família, sendo imerso em um verdadeiro pesadelo.

“O filme aborda o racismo de uma forma inusitada e contundente. Apesar de ser um suspensequase terror, mas ninguém deve se privar de assistir por isso, porque não é tão pesado assim, tem uma veia cômica inegável. Não à toa, o filme ganhou o Oscar de melhor roteiro original. É um filmaço com muitas perspectivas, e certamente permitirá um bate-papo rico em reflexões com nossos ilustres convidados”, afirmou Fernando Resende.

Leia mais: Juiz Paulo Guilherme Périssé publica artigo no livro ‘Magistratura do Futuro’
‘Passado escravocrata está presente no racismo estrutural’, diz Magna Lima
Campanha de Natal para terceirizados do TRT-1 vai até 10 de dezembro

Marton Olympio destacou a relevância da escolha do filme a ser debatido, relembrando o assassinato de João Alberto Freitas, homem negro espancado e morto por dois seguranças brancos na quinta-feira (19), em uma unidade do Carrefour, em Porto Alegre.

“Na semana em que, mais uma vez, o racismo estampa de forma violenta as manchetes, acho importante ter um espaço para discutir as camadas destas relações em nosso país. ‘Corra!’ é um filme que discute essa questão por um viés pouco visto na arte. Por isso, é genial.”

Além de conquistar o Oscar 2018 de “Melhor Roteiro Original”, o filme foi indicado nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Ator” e “Melhor Diretor”. Também levou outros prêmios importantes do cinema como “Melhor Roteiro Original” e “Melhor Filme Sci-Fi/Horror” no Critics' Choice Movie Awards, em 2018.  

Sucesso de público em sua estreia nos cinemas, em 2017, “Corra!” está disponível nas plataformas Telecine Play, NOW e YouTube.

Veja o trailer:
< VOLTAR