03 de dezembro de 2019 . 18:09

Retrato de Marcos Cavalcante é inaugurado na 6ª Turma do TRT-1

O desembargador Marcos de Oliveira Cavalcante foi homenageado com o descerramento de seu retrato na 6ª Turma do TRT-1, nesta terça-feira (3). O magistrado atuou como presidente do colegiado de 31 de maio de 2016 a 29 de agosto de 2019, quando se aposentou. Agora, sua foto vai compor a galeria com os demais ex-presidentes da Turma, no corredor do 4° andar da sede do Regional Fluminense. O diretor social da AMATRA1 José Dantas participou da cerimônia.

O presidente do Tribunal, desembargador José da Fonseca Martins Junior, lembrou o apoio do magistrado durante o trabalho em conjunto no TRT-1. “Conheço Marcos há muitos anos e ele sempre foi uma pessoa amiga, sincera e companheira. Sempre se mostrou à frente, tanto na amizade quanto no conhecimento jurídico. Já o consultei muitas vezes para tratar de problemas jurídicos e internos. Já nos ajudou muito a superar obstáculos”, disse.

O presidente do Tribunal falou sobre o apoio que recebeu do desembargador aposentado Marcos Cavalcante durante sua atuação na magistratura

Leia mais: TRT-1 promove campanha de vacinação da tríplice viral nesta quarta (4)
TRT-1 altera horário de funcionamento das unidades a partir de 1° de janeiro
Coordenadores regionais avaliam atividades do TJC em encontro nacional

Em seu discurso, Cavalcante afirmou ser grato por ter participado da história do Tribunal por 30 anos. “Espero continuar, em minha vida, a ser apenas mais um a fazer o bem — seja do conhecimento ou das ações. Desejo que o espírito do bem continue tomando conta de mim porque, refletindo a meu respeito, não vejo metade das coisas bonitas que ouvi aqui. Mas prometo tentar ser o que todos me disseram”, afirmou.

As desembargadoras Claudia Regina Vianna Marques Barrozo e Maria Helena Motta, associadas da AMATRA1, e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier, também exaltaram o profissionalismo e companheirismo de Marcos Cavalcante no Tribunal.

Trajetória profissional

Marcos de Oliveira Cavalcante ingressou na magistratura do Trabalho em junho de 1992 e atuou como substituto por dois anos. Em 1994, foi promovido e assumiu a titularidade da 23ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Foi juiz titular, ainda, da 5ª e da 1ª Varas do Trabalho de Macaé e da 50ª e 72ª VTs do Rio. Em 2005, foi promovido a desembargador pelo critério de merecimento.

Formado em Direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), também é graduado em Teologia. Tem especialização em História e Filosofia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; pós-graduação em Direito do Trabalho, Pensamento Jurídico e em Filosofia, pela Universidade de Coimbra; pós-graduação em Administração Judiciária, pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); mestrado em Ciências Jurídico Filosóficas, pela Universidade de Coimbra; e Curso Superior de Defesa e de Altos Estudos de Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra.

Atualmente, é professor universitário da FGV, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e da Universidade Cândido Mendes (UCAM). < VOLTAR