06 de julho de 2020 . 12:42

Revista do CNJ aborda futuro do Judiciário em edição comemorativa

Em sua quarta edição, a “Revista Eletrônica do CNJ” traz 17 artigos inéditos sobre o futuro do Poder Judiciário e a atuação da entidade. Neste semestre, a publicação comemora os 15 anos de instalação do Conselho Nacional de Justiça. Clique aqui para conferir a obra on-line.

“Com a publicação de mais este número da Revista, o CNJ abre espaço para a discussão de questões que visam à melhoria contínua da prestação jurisdicional ao cidadão brasileiro. Comungamos, assim, com a opinião de Paul Slovic, segundo o qual, em uma democracia, para que as políticas públicas sejam efetivas, é necessário ouvir o público, uma vez que é ele quem as legitima”, afirmaram o presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, e o editor-chefe da Revista, Richard Pae Kim, na apresentação do volume.

Entre os trabalhos publicados, está o texto “Representatividade feminina no Poder Judiciário”, de autoria da conselheira do CNJ e desembargadora do TRT-4 (RS), Tânia Regina Silva Reckziegel, e da analista judiciário do CNJ Gabriela Brandão Sé.

Outro destaque é o artigo “Sistema de Justiça Pacificador e os 15 anos do Conselho Nacional de Justiça: Passado, Presente e Inovações Futuras do Judiciário”, assinado pela pela conselheira do CNJ Maria Tereza Uille e pela ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge.

Leia mais: AMATRA1 e Fiocruz fazem live 'Covid-19 e a saúde dos trabalhadores' na quinta (9)
Feliciano e Trindade questionam liminar sobre correção monetária, na Folha
Entregadores de aplicativos pedem direitos mínimos, diz Glaucia Gomes


Os trabalhos abordam outros assuntos, como estudo de caso sobre eficiência e gestão pública; custo da justiça; gestão estratégica no Poder Judiciário; aplicação da inteligência artificial no PJe; Direito, tecnologia e disrupção; estudo comparado entre os tribunais superiores do Brasil e da França; entre outros. 

A revista também contém a seção especial “Jurisprudência: Temas Relevantes”, com 40 julgados de repercussão social e jurídica, montada com a contribuição de servidores e ex-servidores do CNJ. 

“É possível consultar, por exemplo, o processo que deu origem à Política de Priorização do Primeiro Grau; os julgados de combate ao nepotismo no Poder Judiciário; a decisão que declarou o fim da entrevista pessoal no concurso da magistratura; a instituição do PJe; a instituição da reserva de vagas para negros nos concursos da magistratura; a regulamentação do novo Código de Processo Civil; e a implantação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)”, adiantaram Dias Toffoli e Pae Kim.

Criada em 2015, a Revista Eletrônica CNJ divulga trabalhos científicos que tratem do Poder Judiciário e da prestação jurisdicional. Clique aqui para baixar a última edição. < VOLTAR